Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15207
Tipo do documento: Artigo
Título: A formação geométrica de licenciandos em matemática: uma análise a partir da replicação de questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)
Autor: Neves, Regina da Silva Pina
Baccarin, Sandra Aparecida de Oliveira
Silva, Jhone Caldeira
Resumo: Este estudo analisa a formação geométrica de concluintes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição privada brasileira a partir da replicação de duas questões do Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE-BRASIL). Os resultados sugerem a manutenção das dificuldades de aprendizagem destes conceitos entre estudantes e professores e a falta de experiência com demonstrações; denunciam que o tempo destinado às disciplinas de geometria e ao próprio curso, na atualidade, não contribui para a alteração desse quadro; mostram a pertinência do uso de questões abertas para a compreensão de competências desenvolvidas pelos estudantes.
Abstract: This study analyzes the geometric formation of undergraduate students majoring in Mathematics from a private institution in Brazil based on the replication of two problems of the Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE-BRASIL). The results suggest the maintenance of the learning difficulties of geometrical concepts among students and teachers and the lack of experience with mathematical proofs; complain that the time devoted to the subjects of geometry and to the major in Mathematics itself, currently, does not contribute in changing this situation and shows the relevance of using open questions to understand the skills and conceptual difficulties of the students.
Este estudio analiza la formación geométrica de egresados de Licenciatura en Matemáticas de una institución privada de Brasil a través de la replicación de dos problemas del Examen Nacional do Enseñanza Superior (ENADE-BRASIL). Los resultados sugieren el mantenimiento de las dificultades de aprendizaje de estos conceptos entre los estudiantes y docentes y la falta de experiencia con las demostraciones matemáticas; también sugieren que el tiempo actualmente asignado a las asignaturas sobre geometría y al grado en Licenciatura no contribuye con el cambio de esta situación; muestran la relevancia del uso de preguntas abiertas para la comprensión de las habilidades desarrolladas por los estudiantes.
Palavras-chave: Formação geométrica
ENADE-BRASIL
Licenciatura em Matemática
Geometric formation
Majoring in Mathematics
ENADE-BRASIL
Formación geométrica
ENADE-BRASIL.
Licenciatura en Matemáticas
País: Espanha
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: NEVES, Regina Silva Pina; BACCARIN, Sandra Aparecida Oliveira; SILVA, Jhone Caldeira. A formação geométrica de licenciandos em matemática: uma análise a partir da replicação de questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Unión, San Cristobal de La Laguna, n. 34, p. 169-186, jun. 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15207
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Regina da Silva Pina Neves - 2013.pdf751,85 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons