Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15215
Tipo do documento: Artigo
Título: Soroprevalência e fatores de risco para a infecção pelo vírus da hepatite B pelos marcadores AgHBs e Anti HBs em prisioneiros e primodoadores de sangue
Autor: Martelli, Celina Maria Turchi
Andrade, Ana Lúcia Sampaio Sgambatti de
Cardoso, Divina das Dores Paula
Sousa, Luiz Carlos Silva
Silva, Simonne Almeida e
Sousa, Marta Antunes de
Zicker, Fábio
Resumo: Foram rastreados 1.033 primodoadores de sangue e 201 prisioneiros, para a infecção pelo vírus da hepatite 13 (VI-113), durante o período de junho de 1988 a fevereiro de 1989, em Goiânia, GO (Brasil). Foi estimada a soroprevalência dos marcadores AgHBs e anti-HBs, e estudados os fatores de risco associados a soropositividade. Os testes sorológicos foram realizados pela técnica de ELISA e a presença de qualquer dos marcadores estudados foi interpretada comoo exposição ao vírus da hepatite 13. Um questionário padronizado foi aplicado em ambos os grupos populacionais para avaliar: transfusão sangüínea prévia, número de parceiros sexuais, atividade homo/bissexual, história de outras doenças sexualmente transmissíveis, uso de droga injetável, uso de medicação injetável, acupuntura, tatuagem e soropositividade ao VDRL. Foram obtidas soroprevalências globais para a infecção pelo VHB de 26,4% e 12,8% para a população carcerária e de primodoadores respectivamente, diferença estatisticamente significante (p<0,05), observando-se tendência crescente da soropositividade com a idade (X² para tendência = 14,0, p<0,05). A população carcerária apresentou maiores percentuais de exposição a todos os fatores de risco quando comparada aos primodoadores, a exceção do número de parceiros sexuais. Grupo etário, encarceramento e presença de tatuagem foram os fatores de risco estatisticamente significantes associados a soropositividade, mesmo após análise multivariada controlada por idade e encarceramento. Foram discutidas as dificuldades metodológicas que poderiam ter influenciado nos resultados.
Palavras-chave: Hepatite B
Diagnóstico
Sorodiagnóstico
Fatores de risco
Doadores de sangue
Prisioneiros
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP (RG)
Citação: MARTELLI, Celina Maria Turchi et. al. Soroprevalência e fatores de risco para a infecção pelo vírus da hepatite B pelos marcadores AgHBs e Anti HBs em prisioneiros e primodoadores de sangue. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 150-156, 1990.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15215
Data de publicação: 1990
Aparece nas coleções:IPTSP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Celina Maria Turchi Martelli - 1990.pdf431,63 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons