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Tipo do documento: Artigo
Título: Instabilidade jurídica e outras determinações: o CNE e a proposta de novas DCNS para a educação física
Título(s) alternativo(s): Legal instability and other determinations: the CNE e and the proposalof new DCNS for physical education
Inestabilidad jurídica y otras evaluaciones: la CNE y la nueva propuesta de DCNS de la educación física
Autor: Furtado, Roberto Pereira
Ventura, Paulo Roberto Veloso
Anes, Rodrigo Roncato Marques
Pedrosa, Reigler Siqueira
Ferraz Júnior, Isaías Moreira
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar a polêmica sobre a abrangência do campo de atuação profissional de Licenciados em Educação Física, o posicionamento estabelecido por um grupo de pesquisadores, egressos e instituições do Estado de Goiás e o movimento político protago-nizado a partir deste posicionamento. Dessa forma, acrescentamos elementos para a análise da conjuntura em que o CNE apresentou Minuta de nova Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais para Graduação em Educação Física. Realizamos análise dos documentos que compõem o ordenamento legal desta questão. Concluímos que foi consolidado um cenário de grande instabilidade jurídica que deve ser compreendido como uma determinação fundamen-tal da iniciativa do Conselho Nacional de Educação em reabrir a discussão com o campo.
Abstract: This article has the objective of presenting the controversy interpretative about the compre-hensiveness in the area of professional market sectors graduated in Physical Education, the positioning established by a group of researchers, graduating and institutions from the state of Goiás a political movement played starting from this positioning expanding the analyses of the conjuncture that the CNE presented Protocol of new National Guidelines of Curricular Resolution for graduation in Physical Education. We conducted analyses in the documents that compose the legal planning of this question. We concluded that was consolidated a sce-nario that must be understood as a fundamental determination from the initiative of the Na-tional Education Council in reopening the discussion with the area.
Este artículo tiene como objetivo presentar la controversia interpretativa sobre el alcance del campo profesional de Licenciados en Educación Física, el posicionamiento establecido por un grupo de investigadores, graduados y las instituciones del Estado de Goiás y el movimiento político jugó a partir de esta posición, ampliando el análisis de la situación en la que el CNE presentó Proyecto de nueva resolución de las Directrices Curriculares Nacionales para la edu-cación del estudiante del educación física. Se realizó el análisis de los documentos que con-forman el marco legal de este asunto. Llegamos a la conclusión de que se consolidó un gran escenario de inestabilidad jurídica que debe ser entendida como una determinación fundamen-tal del Consejo Nacional de Educación de la iniciativa para reabrir la discusión con el campo.
Palavras-chave: Currículo
Educação Física
Legislação
Legislation
Physical Education
Curriculum
Legislación
Educación Física
País: Brasil
Instituição: Ana Márcia Silva
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: FURTADO, Roberto Pereira; VENTURA, Paulo Roberto Veloso; ANES, Rodrigo Roncato Marques; PEDROSA, Reigler Siqueira; FERRAZ JÚNIOR, Isaías Moreira. Instabilidade jurídica e outras determinações: o CNE e a proposta de novas DCNS para a educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, out./dez. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/42267/pdf>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v19i4.42267
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v19i4.42267
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15366
Data de publicação: Set-2016
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