Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15458
Tipo do documento: Artigo
Título: O trabalho das meninas: um estudo através das gerações
Autor: Marin, Joel Orlando Bevilaqua
Resumo: A pesquisa analisa os processos de incorporação das meninas no trabalho doméstico e agrícola, a partir da experiência de três gerações diferentes. O trabalho das meninas sempre esteve orientado para a preparação dos papéis da mulher como reprodutora, no sentido biológico e socioeconômico. Fica claro que, nas sucessivas gerações, as meninas suportaram a exploração do trabalho em decorrência do fato de serem crianças e do sexo feminino.
Abstract: This article analyses the incorporation processes of girls in domestic and agricultural works, based on the experiences of three different generations.The girls’ works have always been orientated to the preparation of the woman’s role as a reproducer in the biological, social and economical senses.It comes true that in the successive generations the girls had to face the exploitation of their works due to being children and female.
Palavras-chave: Trabalho infantil
Gênero
Goiás
Gender
Children’s work
País: Brasil
Instituição: Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. O trabalho das meninas: um estudo através das gerações. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 267-284, jul./dez. 2006. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/476/403>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/sec.v9i2.476
Identificador do documento: 10.5216/sec.v9i2.476
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15458
Data de publicação: Dez-2006
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Joel Orlando Beviláqua Marin - 2006.pdf82,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons