Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15534
Tipo do documento: TCC
Título: Análise da relação entre conhecimento financeiro e nível de escolaridade: um estudo do saber financeiro pessoal de alunos de uma universidade do centro-oeste
Autor: Ribeiro, Marina Aguiar
Primeiro orientador: Pimenta, Daiana Paula
Primeiro membro da banca: Pimenta, Daiana Paula
Resumo: Em vista da necessidade do conhecimento de finanças pessoais pela população brasileira, do número reduzido de pesquisas sobre o tema no Brasil e da falta de uma abordagem de análise de dados mais avançada nas pesquisas existentes, este estudo busca contribuir com a discussão sobre o ensino de finanças pessoais no Brasil. Para responder ao problema “Como o conhecimento relacionado a Finanças Pessoais, Investimentos, Poupança e Empréstimos de um grupo de estudantes da área de negócios de uma Universidade do Centro-Oeste se altera conforme as pessoas aumentam o seu grau de escolaridade?” foram utilizados dados primários obtidos por meio da aplicação de um questionário eletrônico a estudantes dos cursos de graduação da área de negócios de uma Universidade Federal do Centro-Oeste. A análise dos dados foi realizada primeiramente por meio da estatística descritiva, para descrever e avaliar a amostra, sem tirar conclusões para a população (FÁVERO, 2014). Em seguida, verificou-se se a influência das características sócio demográficas dos indivíduos, principalmente período, sobre a pontuação alcançada. Foi verificado que o conhecimento de Finanças Pessoais, Investimentos, Poupança e Empréstimos não se altera conforme as pessoas aumentam seu grau de escolaridade, e que o fato de estar cursando Administração influencia esse conhecimento positivamente.
Palavras-chave: Finanças pessoais
Educação financeira
Conhecimento financeiro
Nível de escolaridade
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: RIBEIRO, Marina Aguiar. Análise da relação entre conhecimento financeiro e nível de escolaridade: um estudo do saber financeiro pessoal de alunos de uma universidade do centro-oeste. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15534
Data de publicação: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Marina Aguiar Ribeiro - 2018.pdf879,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.