Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15535
Tipo do documento: TCC
Título: Principais assuntos de auditoria: relação entre as empresas com lucros e prejuízos
Autor: Camargo, Natanael Silva
Primeiro orientador: Rodrigues, Fernanda Fernandes
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Fernanda Fernandes
Machado, Camila Araújo
Machado, Lúcio de Souza
Resumo: O objetivo deste estudo foi de analisar os principais assuntos levantados pelas entidades que compuseram o índice IBRX 100 nos exercícios de 2016 e 2017 e verificar se esses assuntos se relacionam com o resultado apurado por estas empresas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e estatística descritiva por meio de testes de diferenças entre médias, desvio-padrão e coeficiente de variação. Como resultado constatou-se que de um total de 26 categorias de PAA, todas essas 26 categorias ocorreram nos relatórios relativos aos resultados com lucros, porém somente 18 tiveram incidência nos relatórios relacionados a prejuízo. A média de PAA nos relatórios relacionados aos prejuízos foi de 3,58, com desvio padrão de 0,95 e coeficiente de variação de 0,27. Para os relatórios relacionados aos lucros foi de 3,27 para a média, 1,27 de desvio-padrão e 0,39 de coeficiente de variação. Complementarmente, foi averiguado a média da quantidade de palavras contidas em cada relatório do auditor, e chegou-se ao resultado de 1.262 para os relatórios relacionados aos exercícios com prejuízo, e de 1.105 para os relacionados aos exercícios com lucros. Concluiu-se que os tipos de resultado apurado não se relacionam especificamente a alguma categoria de principais assuntos publicados. Entretanto, verificou-se que em média os relatórios do auditor nos exercícios que apresentaram prejuízo são maiores em quantidade de assuntos divulgados e no quantitativo de palavras expostas neles, quando comparados aos relatórios dos exercícios que obtiveram lucros.
Palavras-chave: Auditoria independente
Novo relatório
Principais assuntos de auditoria
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: CAMARGO, Natanael Silva. Principais assuntos de auditoria: relação entre as empresas com lucros e prejuízos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15535
Data de publicação: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Ciências Contábeis – Natanael Silva Camargo - 2018.pdf791,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.