Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15536
Tipo do documento: TCC
Título: Estratégias de legitimidade organizacional de Lindblom: um estudo sobre os escândalos de corrupção na JBS S.A
Autor: Oliveira, Pablinne de Paula
Primeiro orientador: Rodrigues, Fernanda Fernandes
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Fernanda Fernandes
Pereira, Ednei Morais
Guerra, Mariana
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar como os conteúdos das narrativas contábeis foram utilizados como instrumento de estratégia de legitimidade organizacional de Lindblom (1994) pela JBS S.A. no ano de 2017. A escolha do tema justifica-se pelo fato da empresa ser a maior produtora de proteína animal do mundo, a segunda maior no ramo alimentício e estar envolvida em escândalos de corrupção de grandes proporções no cenário brasileiro em 2017. O estudo caracteriza-se como exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como base de dados para análise de conteúdo os Comunicados ao Mercado, Fatos Relevantes, Relatório da Administração e Formulário de Referência e Prospectos. Os resultados da pesquisa revelam que a JBS S.A. fez o uso de todas as quatro estratégias de legitimidade organizacional propostas por Lindblom (1994) e observou-se também, um predomínio da 1ª estratégia nos relatórios financeiros. Com essas informações, foi possível concluir que a empresa optou por informar ao seu público as medidas implementadas relacionadas principalmente, ao Acordo de Colaboração Premiada firmado entre os executivos e administradores da companhia e o Ministério Público Federal.
Palavras-chave: Legitimidade
JBS S.A
Estratégias
Evidenciação
Lindblom
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: OLIVEIRA, Pablinne de Paula. Estratégias de legitimidade organizacional de Lindblom: um estudo sobre os escândalos de corrupção na JBS S.A. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15536
Data de publicação: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Pablinne de Paula Oliveira - 2018.pdf392,47 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.