Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15537
Tipo do documento: TCC
Título: Envolvimento em fraudes influencia no endividamento das empresas? Um estudo das empresas financiadas pelo BNDES
Autor: Gomes, Poliana Carine Silva
Primeiro orientador: Cunha, Moisés Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Machado, Camila Araújo
Pimenta, Daiana Paula
Resumo: Estudar o comportamento das empresas nas decisões de financiamentos e discutir se há uma estrutura ótima de capital e como alcançá-la, são questões que possuem grande valor no contexto das finanças corporativas. No âmbito das economias em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, deve-se ainda atentar para a relevância dos financiamentos por taxas subsidiadas concedidos por bancos de desenvolvimentos governamentais e um número crescente de empresas envolvidas em escândalos de corrupção e outras práticas ilícitas, e, a maioria delas, envolvendo bancos de desenvolvimento, como o BNDES. Neste aspecto, esta pesquisa teve como objetivo investigar qual a influência as fraudes exercem sobre o endividamento dos financiamentos concedidos pelo BNDES. A amostra do estudo conta com 90 empresas de capital aberto listadas na B3, que apresentaram financiamentos oriundos do BNDES no período de 2010 a 2017. O Método utilizado para análise dos resultados foi regressão múltipla OLS com dados em painel e efeitos fixos com erros padrão robustos clusterizados. Os resultados encontrados foram que envolvimento em fraudes não influencia o endividamento das empresas, tanto em relação a estrutura de capital (dívida onerosa), quanto ao tipo de dívida, se provêm de instituições bancárias ou de bancos de desenvolvimento (BNDES) a um nível de 95% de confiança. Em relação as variáveis de controle do estudo, apenas a variável Tamanho apresentou resultado diferente do encontrado na literatura analisada e as teorias do endividamento.
Palavras-chave: Endividamento
BNDES
Fraudes
Compliance
Banco de desenvolvimento
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: GOMES. Poliana Carine Silva. Envolvimento em fraudes influencia no endividamento das empresas? Um estudo das empresas financiadas pelo BNDES. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15537
Data de publicação: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Poliana Carine Silva Gomes -2018.pdf555,72 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.