Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15544
Tipo do documento: TCC
Título: Indicadores econômico-financeiros como sinalizadores de fraudes: caso JBS
Autor: Vieira, Viviane Matias dos Santos
Primeiro orientador: Machado, Michele Rilany Rodrigues
Primeiro membro da banca: Machado, Michele Rilany Rodrigues
Machado, Camila Araújo
Machado, Lúcio de Souza
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar a relação entre indicadores econômico-financeiros e a ocorrência fraudes, por intermédio da análise o caso JBS. Para isso foi utilizado os demonstrativos publicados trimestralmente pela empresa, entre janeiro de 2007 a dezembro de 2012 como período investigado, no caso deste estudo, como de perpetrações de fraude, e de janeiro de 2013 a dezembro de 2017, período pós-investigação. Foram selecionados e calculados 20 indicadores econômico-financeiros, após foram aplicadas técnicas de estatística descritiva, regressões logísticas binárias para cada indicador selecionado e regressão logística binária final com índices sintéticos desses indicadores. Os indicadores econômico-financeiros foram agrupados em quatro índices sintéticos (endividamento, giro, liquidez e rentabilidade) para solucionar problemas de multicolinearidade. Por meio do modelo de regressão logística binária de cada indicador, constatou-se que dentre os 20 indicadores econômico-financeiros somente 6 apresentaram p-valor superior a 0,15, ou seja, não são significantes na sinalização de fraude na JBS. Enquanto o modelo de regressão Logit com índices sintéticos, apresentaram relações negativas das variáveis de endividamento e liquidez com a perpetuação de fraude; o índice de rentabilidade apontou relação positiva; e por fim, constatou-se que o indicador de giro não consegue sinalizar indícios de fraudes. Conclui-se que indicadores econômico-financeiros conseguem sinalizar a ocorrência de fraudes. Destaca-se que dentre os indicadores analisados os de: perfil da dívida, giro do investimento, giro dos recursos próprios, liquidez geral, liquidez imediata, necessidade de investimento em giro e retorno sobre o investimento, podem auxiliar na sinalização de eventos fraudulentos, apesar de não serem considerados como red flags pela literatura.
Palavras-chave: Fraude
Indicadores econômico-financeiros
JBS
Red flags
Operação lava jato
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: VIEIRA, Viviane Matias dos Santos. Indicadores econômico-financeiros como sinalizadores de fraudes: caso JBS. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15544
Data de publicação: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Viviane Matias dos Santos Vieira - 2018.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.