Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15545
Tipo do documento: TCC
Título: Um estudo da execução orçamentária da secretaria e do fundo de cultura da cidade de Anápolis-GO
Autor: Gomes, Yago Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Johnny Jorge de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Johnny Jorge de
Rech, Ilírio José
Machado, Michele Rilany Rodrigues
Resumo: A cultura é relevante na formação do cidadão, pois traça os moldes e os hábitos de uma civilização. Com a proposta relacionada na área da cultura, busca-se no presente estudo dados que corresponde à verificação dos gastos relacionados aos órgãos promotores das políticas culturais da cidade de Anápolis e a compreensão de como são alocados os recursos advindos da Lei Orçamentária do Município. O presente estudo teve como objetivo analisar a execução orçamentária dos recursos destinados à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e ao Fundo Municipal de Cultura (FMC) quanto à eficiência e à economia orçamentária. A metodologia utilizada foi exploratória, documental e bibliográfica com aspectos quali-quantitativos. Para a base de dados, foram coletados dados de plataformas governamentais online, o Portal da Transparência de Anápolis e a plataforma SalicNet. Foram coletados dados referentes aos anos de 2013 até 2017. Os resultados obtidos apontam que orçamento para as áreas de cultura ultrapassam pouco mais de um por cento em cada ano analisado do total orçado pela Prefeitura, e que os maiores incentivadores de projetos culturais são patrocinadores externos. Conclui-se que as políticas culturais são menos observadas por terem menores cobranças e serem menos assistidas pela população como um todo. Sugere-se mais pesquisas e investimentos para estabelecer um padrão de políticas culturais para a cidade.
Palavras-chave: Cultura
Orçamento público
Execução orçamentária
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: GOMES, Yago Silva. Um estudo da execução orçamentária da secretaria e do fundo de cultura da cidade de Anápolis-GO. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15545
Data de publicação: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Yago Silva Gomes - 2018.pdf955,04 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.