Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15597
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores
Título(s) alternativo(s): Inclusive education and science teacher training: the role of universities in the preparation of future teachers
Autor: Oliveira, Mayara Lustosa
Antunes, Adriana Maria
Rocha, Thiago Lopes
Sabóia-Morais, Simone Maria Teixeira de
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE’s) no sistema regular de ensino é hoje a diretriz principal das políticas públicas educacionais tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. Entretanto, os licenciados egressos das instituições de Ensino Superior estão verdadeiramente preparados para o atendimento adequado aos portadores de NEE’s? Foi no sentido de responder este questionamento que demos início ao desenvolvimento desta pesquisa, que analisou as opiniões de acadêmicos dos cursos de Física, Química e Biologia - Licenciaturas, do segundo e do último período de cada curso, a fim de observar qual o pensamento dos mesmos em relação à inclusão educacional e à ausência de disciplinas desta área nos cursos de licenciatura nas universidades públicas federais.
Abstract: The inclusion of students with special educational needs (SEN) in the regular education system is today the main guideline for public policies on education at federal, state and municipal levels. However, are graduate students from higher education institutions actually prepared to provide adequate care for people with SEN? To answer this question we investigated the views of students in the second and last terms from Physics, Chemistry and Biology undergraduate programs to determine their perception on inclusive education and the lack of courses in the field in federal universities undergraduate programs.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Licenciaturas
Currículo
Inclusive education
Undergraduate programs
Curriculum
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: OLIVEIRA, Mayara Lustosa; ANTUNES, Adriana Maria; ROCHA, Thiago Lopes; TEIXEIRA, Simone Maria. Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 99-117, set./dez. 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/1983-21172011130307
Identificador do documento: 10.1590/1983-21172011130307
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15597
Data de publicação: Dez-2011
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Mayara Lustosa Oliveira - 2011.pdf785,79 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons