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Tipo do documento: Artigo
Título: Ensino e saúde: o que pensam e o que sabem os deficientes auditivos
Autor: Barbosa, Maria Alves
Galvão, Venery Rodrigues
Magalhães, Maria Cristina Faria
Pires, Helga Benneth
Fonseca, Andiara Pereira Martins
Teles, Sheila Araújo
Sousa, Joaquim Tomé de
Resumo: Trabalho de campo realizado na Escola Especial Elysio Campos em Goiânia ano de 1997 através da PROGRAD/Programa de Licenciatura. Teve como objetivos: Identificar percepções dos deficientes auditivos em relação aos métodos e recursos utilizados para ensinar saúde até então vivenciados; Suprir necessidades explicitadas pelos deficientes auditivos referentes a conteúdos de saúde através de palestras e Desenvolver métodos e recursos que facilitem o processo ensino-aprendizagem referente a conteúdos de saúde entre deficientes auditivos. O estudo foi desenvolvido em 3 fases distintas: Avaliação Diagnóstica; Realização de Palestras e Avaliação Formativa. A população constituiu-se de alunos matriculados na escola, fazendo parte da amostra alunos com idade superior a 12 anos. Detectou-se que os entrevistados possuíam noções de prevenção e transmissão de doenças em geral, mas em relação às doenças sexualmente transmissíveis, eles desconheciam os modos de transmissão. Verificou-se também que eles tinham pouco conhecimento sobre sexualidade e métodos contraceptivos. Comparando os dados da Análise Diagnóstica e da Análise Formativa, observou-se que houve mudança de conceitos e comportamentos entre os deficientes. O ensino dirigido a eles requer a utilização de recursos audiovisuais em maior quantidade quando comparado ao ensino a alunos normais. Recomenda-se o desenvolvimento de trabalhos contínuos com deficiente utilizando recursos e planos adequados e o investimento na formação de professores para a Educação Especial.
Abstract: Field work accomplished in the Special School Elysio Campos of Goiânia year of 1997 through PROGRAD / Program of Licenciatura. It had as objectives: To identify auditory perceptions of the faulty ones in relation to the methods and resources used to teach health until then lived; To supply needs explained for the faulty ones auditory referring to contents of health through lectures and to Develop methods and resources that facilitate the process teaching-learning regarding contents of health among faulty auditory. The study was developed in 3 different phases: Diagnostical evaluation; Accomplishment of Lectures and Formative Evaluation. The population is constituted of students registered in the school, being the sample students’ part with superior age to 12 years. It was detected that the interviewees possessed prevention notions and transmission of diseases in general, but in relation to the diseases sexually transmissible, they ignored the transmission manners. It was also verified that they had little knowledge on sexuality and contraceptive methods. Comparing the diagnostical analisys’ data and of Formative analysis, it was observed that there were change of concepts and behaviors among the faulty ones. The teaching driven them requests the use of audiovisual resources in larger amount when compared to the normal students’teaching. The development of continuous works is recommended with faulty using resources and appropriate plans and the investment in the teachers’ formation for the Special Education.
Palavras-chave: Deficiente auditivo
Educação especial
País: Brasil
Instituição: Joaquim Tomé de Sousa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: BARBOSA, Maria Alves; GALVÃO, Venery Rodrigues; MAGALHÃES, Maria Cristina; PIRES, Helga Benneth; FONSECA, Andiara Pereira Martins; TELES, Sheila Araújo; SOUSA, Joaquim Tomé. Ensino e saúde: o que pensam e o que sabem os deficientes auditivos. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 1, n. 1, out./dez. 1999. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/669/733>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15606
Data de publicação: Dez-1999
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