Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15609
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino de diagnóstico de enfermagem através da pedagogia da problematização
Autor: Nakatani, Adelia Yaeko Kyosen
Carvalho, Emília Campos de
Bachion, Maria Márcia
Resumo: O presente estudo tem como finalidade analisar a implementação da proposta de ensino de Diagnóstico de Enfermagem, segundo taxonomia I, da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), através da Pedagogia de Problematização, concretizada pelo Método de Arco. A pesquisa-ação foi desenvolvida na Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal de Goiás, em 1998, junto a um grupo de alunas do 2º ano de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados para foi realizada através de relatórios de atividades, registros de campo e instrumentos de avaliação cognitiva e afetiva. Na avaliação cognitiva, através de prova escrita, o grupo obteve médias entre 24,1 e 47,5 para um máximo de 100 pontos, na primeira e segunda avaliação, respectivamente. Nos relatórios de atividades práticas, os escores obtidos por mais de 78% dos Diagnósticos de Enfermagem avaliados ficaram entre médio e ótimo (3 a 5). As ações desenvolvidas para o ensino permitiram que todas as alunas percebessem a realidade, que se colocassem no lugar dos enfermeiros, exercitando a análise crítica da realidade e o seu papel como agentes de transformação. Concluiu-se ser possível ensinar Diagnóstico de Enfermagem através da Pedagogia da Problematização.
Abstract: The teaching of diagnostics in nurse service through problematical pedagogy. The present study has the goal to analyse the implementation of the offer in teaching the diagnostics of nurse service according to toxomony I of NANDA, through problematical pedagogy, made real by arch method. A feat research was developed a Faculdade of nurse service of Universidade Federal de Goiás in 1998, close to the sophomores of graduation in nurse service. The collect of data were carried out through activities reports, registry of campus and cognitive and affective instruments of evaluation, on the cognitive evaluation, through the written test, the group got an average of 24,1 and 47,5 for a maximum of a hundred points on the first and second evaluation respectively on the report of practical activities, the score got for more than 78 per cent of the diagnostics of nurse service evaluated were from medium excellent (three to five). The feat developed for the teaching allowed that all students perceived the reality that if they were put at the place of nurse service, exercising the critical analyse of reality and the role as an agent of transformation, we understood it is possible to teach nurse service diagnostics through problematical pedagogy.
Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem
Ensino
Diagnostic of nurse
Teaching
País: Brasil
Instituição: Joaquim Tomé de Sousa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: NAKATANI, Adelia Yaeko Kyosen; CARVALHO, Emília Campos de; BACHION, Maria Márcia. O ensino de diagnóstico de enfermagem através da pedagogia da problematização. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 2, n. 1, jan./jun. 2000. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/673/753>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: e- 1518-1944
Identificador do documento: e- 1518-1944
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15609
Data de publicação: Jun-2000
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adelia Yaeko Kyosen Nakatani - 2000.pdf383,71 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons