Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1561
Tipo do documento: Other
Título: Uma análise do viés de aversão a perda e do significado do dinheiro em um grupo de investidores do mercado de capitais
Autor: Mascarenhas, Alexandre Alves Velloso
Resumo: Neste trabalho foram utilizados conceitos das Finanças Comportamentais, cujosestudos analisam atitudes, opiniões e atividades ligadas ao processo de tomada de decisão doinvestidor pessoa física, para estudar o comportamento de investidores individuais goianienses. O objetivo geral foi verificar em quais aspectos a aversão à perda e o significado que os indivíduos atribuem ao dinheiro estão correlacionados com as suas características sócio-demogaficas Os dados foram coletados por meio de umquestionário e a análise dos mesmos foi realizada a partir de modelos econométricos. Comoresultados o estudo apontou que as diferentes características sócio-demogaficas, idade e sexo, evidenciam diferentes significados ao dinheiro, tais como, realização, poder e prudência. Em relação aos graus de aversão à perda, identificou-se que os respondentes que são mais agressivos em seus investimentos tendem a ser mais prudentes em relação ao dinheiro do que aqueles que são conservadores.
Palavras-chave: Finanças Comportamentais
Significado do Dinheiro
Viés Aversão à Perda
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1561
Data de publicação: 13-Nov-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Alves Velloso Mascarenhas.pdf402,74 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.