Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15629
Tipo do documento: Artigo
Título: O desenho como metodologia para socialização da educação ambiental e conservação do bioma cerrado
Título(s) alternativo(s): Drawing as a socializing methodology for environmental education and conservation of the brazilian savannah biome
Autor: Oliveira, Mayara Lustosa de
Antunes, Adriana Maria
Sabóia-Morais, Simone Maria Teixeira de
Resumo: Essa pesquisa é de cunho qualitativo e propõe o uso de desenhos como recurso metodológico para socialização do conhecimento em educação ambiental com ênfase no bioma Cerrado. Dessa forma, descreve-se a execução de duas oficinas de desenho. A primeira foi aplicada à comunidade na Feira de Ciências do Estado de Goiás, organizada pela Secretaria Estadual de Educação realizada no shopping Flamboyant no ano de 2007 e a segunda para estudantes do Ensino Médio e Fundamental de uma escola pública da região noroeste da cidade de Goiânia – GO. Utilizaram-se técnicas simples de modo que todos pudessem ilustrar flores e folhas de plantas típicas do Cerrado, mesmo aqueles que demonstrassem pouca aptidão para o desenho. Além dos desenhos, foram apresentadas informações e alertas sobre o perigo de extinção de diversas espécies de plantas do Cerrado com o objetivo de sensibilizar os participantes e produzir comportamentos condizentes à construção de uma sociedade ecologicamente sustentável.
Abstract: This is a qualitative study using drawing as a methodological resource to socialize knowledge in the environmental education field with special focus on the Brazilian savannah biome. Two drawing workshops are described. The first one was held in the 2007 State of Goiás Science Fair, an event organized by the state office of education in the Flamboyant Shopping Center. The second workshop took place in a state school in the northwest of Goiânia – Go, and was attended by primary and secondary students. In both cases simple drawing techniques were used to illustrate flowers and leaves from typical savannah plants thereby enabling ample participation. Besides the drawing activities, the participants were alerted about a number of Savannah plant species in danger of extinction, thereby contributing towards an ecologically sustainable society.
Palavras-chave: Oficinas de desenho
Cerrado
Educação ambiental
Drawing workshops
Brazilian savannah
Environmental education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: OLIVEIRA, Mayara Lustosa; ANTUNES, Adriana Maria; SABÓIA-MORAIS, Simone Maria Teixeira de. O desenho como metodologia para socialização da educação ambiental e conservação do bioma cerrado. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 6, n. 9, p. 1-12, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15629
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Mayara Lustosa de Oliveira - 2010.pdf559,47 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons