Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15631
Tipo do documento: Artigo
Título: A comparative analysis of practical classes in cellular biology for undergraduate biological sciences students
Título(s) alternativo(s): Análise comparativa das aulas práticas de biologia celular para graduandos em bacharelado e em licenciatura de ciências biológicas
Autor: Rocha, Thiago Lopes
Oliveira, Mayara Lustosa de
Seraphin, José Carlos
Sabóia-Morais, Simone Maria Teixeira de
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar comparativamente as opiniões dos graduandos do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas – bacharelado e licenciatura - sobre as aulas práticas de Biologia Celular. Os resultados indicam a importância da permanência da disciplina no curso de graduação em Biologia, sendo fundamental para a formação de futuros biólogos. As práticas são eficientes facilitadoras da aplicação da teoria ministrada e permitem a mudança de visões sobre tópicos em biologia. A visão estática e da igualdade entre os tipos celulares são exemplos de concepções que foram modificadas com as distintas metodologias práticas. Foi observado, através da aplicação de questionário, que as impressões das aulas práticas de biologia celular se distinguem entre os graduandos de biologia do bacharelado e da licenciatura. Os bacharelandos optaram por aulas com práticas experimentais e com análises ao microscópio de luz, já os licenciandos preferem aulas expositivas com data show, utilizando-se da projeção de imagens relativas ao tema proposto, e aulas com filmes e/ou animações. Sugere-se que as aulas práticas de biologia celular podem ser planejadas de formas distintas de acordo com a modalidade dos cursos de biologia.
Abstract: The purpose of this study is to perform a comparative analysis of the views of first year undergraduate students in Biological Sciences concerning practical classes in cellular biology. The results indicate that the subject is fundamental in the training of future biologists. Practical classes are the means to apply theory taught previously and may lead to alterations in views on relevant topics. Static viewing as well as equality noting between cell types are examples of conceptions modified due to the application of distinct methodological practices. The application of a questionnaire showed that views differed in bachelor of science (BS) Teacher Certification (TC) classes. The BS students preferred practical classes using the light microscope, while TC students preferred classes where visual devices such as movies and /or animation were used. We suggest that practical classes in cellular biology be prepared differently, according to each type of biology course.
Palavras-chave: Graduation
Cellular biology
Practical classes
Teaching
Graduação
Biologia celular
Aulas práticas
Ensino
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: ROCHA, Thiago Lopes; OLIVEIRA, Mayara Lustosa; SERAPHIN, José Carlos; SABÓIA-MORAIS, Simone Maria Teixeira. A comparative analysis of practical classes in cellular biology for undergraduate biological sciences students. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 297-309, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15631
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thiago Lopes Rocha - 2010.pdf157,39 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons