Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15752
Tipo do documento: Artigo
Título: Anticoncepção de emergência: conhecimento e atitude de acadêmicos de enfermagem
Título(s) alternativo(s): Anticoncepción de emergencia: conocimientos y actitud de estudiantes de enfermería
Emergency contraception: knowledge and attitudes of nursing students
Autor: Veloso, Danyelle Lorrane Carneiro
Peres, Valéria Costa
Lopes, Juliane da Silveira Ortiz de Camargo
Salge, Ana Karina Marques
Guimarães, Janaína Valadares
Resumo: Objetivou-se identifi car o conhecimento e a atitude em relação à anticoncepção de emergência de estudantes de enfermagem de uma universidade pública de Goiás. Utilizou-se a metodologia descritiva e analítica com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário, de fevereiro a maio de 2011, sobre comportamento sexual e o conhecimento dos estudantes acerca da anticoncepção de emergência. Participaram do estudo 178 estudantes. O conhecimento se confi rmou pela alta frequência de acertos às perguntas, principalmente as referentes ao tempo correto e as indicações de uso (entre 86% - 96%). Apesar de muitos estudantes utilizarem esse método, ainda persistem algumas dúvidas quanto ao mecanismo de ação, efeitos colaterais e disponibilidade de acesso (frequência de acertos inferior a 50%). Nota-se a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais que estimulem a promoção da educação sexual em escolas e universidades.
Abstract: El objetivo fue identifi car el conocimiento y la actitud frente a la anticoncepción de emergencia de estudiantes de enfermería de una universidad pública de Goiás utilizado la metodología descriptiva y analítica en la investigación con enfoque cuantitativo mediante un cuestionario aplicado de febrero a mayo de 2011 sobre el comportamiento sexual y el conocimiento de los estudiantes acerca de la anticoncepción de emergencia. Los participantes fueron 178 estudiantes. El conocimiento se lo confi rma por la alta frecuencia de respuestas correctas a las preguntas, especialmente las relativas a la hora correcta, y a las instrucciones de uso (entre 86%-96%). A pesar de que muchos estudiantes utilizan este método, todavía hay algunas dudas sobre el mecanismo de acción, los efectos secundarios y la disponibilidad de acceso (frecuencia de aciertos inferiores al 50%). Tenga en cuenta la necesidad de desarrollar políticas educativas que fomenten la promoción de la educación sexual en las escuelas y universidades.
This study aims to identify the knowledge and attitude towards emergency contraception among nursing students from a public university in Goiás – a state in Brazil. A descriptive and analytical research methodology with a quantitative approach was used, applying, from February to May 2011 a questionnaire on the sexual knowledge and attitude of students regarding emergency contraception. 178 students participated in the study. Knowledge was confi rmed through the high frequency of correct answers to the questions, especially those concerning the correct time and the instructions for use (between 86% - 96%). Although many students use this method, there are still some doubts about the mechanism of action, side eff ects and access availability (frequency of correct answers lower than 50%). We noticed the need to develop educational policies that encourage the promotion of sex education in schools and universities.
Palavras-chave: Anticoncepção pós-coito
Comportamento contraceptivo
Estudantes
Sexualidade
Anticoncepción postcoital
Conducta anticonceptiva
Estudiantes
Sexualidad
Post-coital contraception
Contraceptive behavior
Students
Sexuality
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: VELOSO, Danyelle Lorrane Carneiro; PERES, Valéria Costa; LOPES, Juliane da Silveira Ortiz de Camargo; SALGE, Ana Karina Marques; GUIMARÃES, Janaína Valadares. Anticoncepção de emergência: conhecimento e atitude de acadêmicos de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 33-39, jun. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/1983- 1447.2014.02.41561
Identificador do documento: 10.1590/1983- 1447.2014.02.41561
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15752
Data de publicação: Jun-2014
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Danyelle Lorrane Carneiro Veloso - 2014.pdf474 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons