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Tipo do documento: Artigo
Título: Genetic counseling for individuals with hemoglobin disorders and for their relatives: a systematic literature review
Título(s) alternativo(s): Aconselhamento genético para indivíduos com alterações das hemoglobinas e seus familiares: revisão sistemática de literatura
Asesoramiento genético para individuos con alteraciones de las hemoglobinas y sus familiares: revisión sistemática de literatura
Autor: Vilela, Tatiana Dela-Sávia Ferreira
Lacerda, Elisângela de Paula Silveira
Garcíazapata, Marco Túlio Antonio
Resumo: Objetivo: Identificar programas de acon- selhamento genético sem incentivo ao aborto terapêutico para indivíduos com alterações das hemoglobinas e/ou seus familiares. Método: Revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO e SCOPUS por artigos publicados de 2001 a 2012, utili- zando descritores em português, inglês e espanhol, de acordo com formulários pa- dronizados contendo critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Dos 409 estudos encontrados somente oito (1,9%) foram selecionados. Conclusão: Os programas de educação/prevenção para hemoglobi- nopatias, embora raramente encontrados na literatura, são possíveis e permitem que indivíduos adquiram conhecimento sobre as consequências de seu distúrbio e a pro- babilidade de transmití-lo.
Abstract: Objective: To identify genetic counseling programs that do not encourage thera- peutic abortion for individuals with hemo- globin disorders and/or for their relatives. Method: Systematic literature review of articles published from 2001 to 2012 that are located in the PubMed, LILACS, SciELO and SCOPUS databases using keywords in Portuguese, English and Spanish and that met the inclusion and exclusion criteria described on a standardized form. Results: A total of 409 articles were located, but only eight (1.9%) were selected for analy- sis. Conclusion: Although seldom mentio- ned in the literature, educational/preventi- ve programs targeting hemoglobinopathies are feasible and allow the affected indivi- duals to acquire knowledge on the conse- quences of this condition and their odds of transmitting it.
Objetivo: Identificar programas de aseso- ramiento genético sin incentivo al aborto terapéutico para individuos con alteracio- nes de las hemoglobinas y/o sus familiares. Método: Revisión sistemática de literatura realizada en las bases de datos PubMed, LI- LACS, SciELO y SCOPUS por artículos publi- cados de 2001 a 2012, utilizando descrip- tores en portugués, inglés y español, según formularios estandarizados que abarcaban criterios de inclusión y exclusión. Resul- tados: De los 409 estudios encontrados solo ocho (1,9%) fueron seleccionados. Conclusión: Los programas de educación/ prevención para hemoglobinopatías, aun- que rara vez encontrados en la literatura, son posibles y permiten que los individuos adquieran conocimiento acerca de las con- secuencias de su disturbio y la probabilidad de trasmitirlo.
Palavras-chave: Genetic counseling
Health education
Hemoglobinopathies
Disease prevention
Review
Aconselhamento genético
Hemoglobinopatias
Revisão
Prevenção de doenças
Educação em saúde
Asesoramiento genético
Educación en salud
Hemoglobinopatías
Revisión
Prevención de enfermedades
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: FERREIRA, Tatiana Dela-Sávia; SILVEIRA-LACERDA, Elisângela de Paula; GARCÍA-ZAPATA, Marco Tulio Antonio. Genetic counseling for individuals with hemoglobin disorders and for their relatives: a systematic literature review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 5, p. 932-937, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0080-6234201400005000021
Identificador do documento: 10.1590/S0080-6234201400005000021
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15764
Data de publicação: 2014
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