Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1577
Tipo do documento: Article
Título: Central do Brasil e o melodrama
Autor: Nogueira, Lisandro
Resumo: O Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha, edificou um estilo de cinema denominado "estética da fome". Sintonizado com a problemática nacional, elegeu um olhar crítico e polêmico, desprezou o melodrama e instituiu a criatividade em meio a carência. Central do Brasil retoma temáticas do Cinema Novo, junta-se ao melodrama e dialoga com o Cinema Novo. O resultado é a eclosão de uma nova linguagem e uma nova visão para velhos temas.
Abstract: The "Cinema Novo", leaded by Glauber Rocha, constructed a cinema style called "hunger aesthetics". Tuned with national matters, it chose a criticai and controversial perspective, despised the melodrama and gave rise to creativity in a privatíon environment. The film "Central do Brasil" establishes a dialogue with Cinema Novo, revisits its motifs, and comes closer to melodrama. The result is the emergence of a new language and a new view for old themes.
Palavras-chave: Cinema novo
Estética da fome
Central do Brasil
Filme
Instituição: Maria Luisa Martins Mendonça
Citação: NOGUEIRA, L. Central do Brasil e o melodrama. Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 3, n. 2, p. 155-159, jul./dez. 2000. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22870/13611>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1577
Data de publicação: 30-Nov-2000
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
22870-96679-1-PB.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.