Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15772
Tipo do documento: TCC
Título: A importância do esporte na construção do conhecimento da criança e do adolescente nos espaços públicos esportivos
Autor: Duarte, Gabriel José Borges
Primeiro orientador: Netto, Francisco Luiz de Marchi
Primeiro membro da banca: Netto, Francisco Luiz de Marchi
Resumo: O presente estudo teve por propósito analisar a relação entre Esporte, Professor e Educação Física, na formação do caráter e do conhecimento de crianças e adolescentes com relação a pratica oferecida nos espaços público. A busca metodológica ampliada, analisou trabalhos científicos e bibliográficos postados em portais acadêmicos, periódicos, teses, revistas e livros, por fim houve a separação de tópicos, no formato do trabalho, porém não houve uma separação de importância para algumas obras acadêmicas, devido a junção de alguns conteúdos, que proporcionam uma comparação e analise na escrita no trabalho. O problema de pesquisa então é relacionado a estratégia entre professor, esporte e educação física, para transformação da criança e do adolescente, sendo ele o portador do contato com o ensino progressivo de conteúdos exploratórios, que de acordo Vygotsky (1991), perpassa pela zona de aprendizagem proximal, em que o professor ensina e a criança aprende progressivamente, e consecutivamente tem o domínio, nesse ponto entra a importância do conteúdo para a formação e para prosseguimento da criação do conhecimento do indivíduo. O processo de estabelecimento do objetivo deste trabalho surgiu a partir da investigação através da pesquisa ampla, ao material que estava à disposição, então o objetivo, foi em relação a forma na qual o professor está lidando para tratar e criar estratégias para criação do entendimento da criança e do adolescente com relação ao conhecimento e caráter, sendo ele o agente social e educacional na formação do indivíduo. A partir deste ponto a elaboração de um projeto no qual saliente sobre os problemas e as soluções é de vital importância para a construção de novos conhecimentos acerca de deste tema, onde deve-se colocar o jovem e a criança em primeiro lugar. A partir desta análise documental. O estado, a família e a sociedade em conjunto, devem desenvolver novas maneiras de ensino e aprendizagem, e com as bibliografias analisadas permitiu definir amplo para que a criança e o adolescente alvo principal deste estudo, que ela cresça e desenvolva seu intelecto sobre o que é certo e errado, proporcionando novas realidades e estabelecendo quebras de preconceitos, unindo amplamente todas as classes, para não somente proporcionar um melhor futuro destes indivíduos, mais sim a melhora do futuro de toda uma nação.
Palavras-chave: Criança
Adolescente
Esporte
Professor
Educação
Educação Física
Aprendizado
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: DUARTE, Gabriel José Borges. A importância do esporte na construção do conhecimento da criança e do adolescente nos espaços públicos esportivos. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15772
Data de publicação: Jul-2018
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Gabriel José Borges Duarte - 2018.pdf345,93 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons