Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1580
Tipo do documento: Other
Título: O marketing na visão do empreendedor: um estudo de caso na cidade de Goiânia.
Autor: Miranda, Jaquelyne Resende de
Resumo: O marketing nas organizações é entendido como um conjunto de processos e atividades que evoluem com a empresa. Um de seus estágios é o marketing empreendedor, que é baseado na rede de relacionamentos do empresário, comunicação boca-a-boca, coleta informal de informações e ações intuitivas (STOKES, 2000 e CARSON, 1990). No Brasil, 99,2% das empresas são classificadas como micro ou pequenas, mas são poucas as teorias de marketing voltadas para esta realidade. Este estudo analisou as ações de marketing praticadas por 20 micro e pequenas empresas (MPEs) localizadas na cidade de Goiânia. O objetivo central foi verificar como as técnicas de marketing podem contribuir para as MPEs. Foi feita a caracterização das empresas e dos empresários, a análise das ações de marketing praticadas por eles e o levantamento de como os proprietários das MPEs definem marketing. Na coleta e análise de dados, adotou-se métodos qualitativos e quantitativos a partir de um questionário estruturado com questões abertas e fechadas. A pesquisa mostrou que as empresas implementam ações de marketing baseadas na intuição do gestor-proprietário, e que suas características pessoais têm significativa influência no desempenho da organização. Aspectos como o networking, feeling, comunicação boca-a-boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem recursos mercadológicos, conforme sugerido por Carson (1990) e Stokes (2000).
Palavras-chave: Marketing empreendedor
MPEs
Ações de marketing
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1580
Data de publicação: 6-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaquelyne Resende de Miranda.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.