Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15872
Tipo do documento: Artigo
Título: Endomarketing: ensaio sobre possibilidades de inovação na gestão em enfermagem
Título(s) alternativo(s): Endomarketing: essay on possibilities of innovation in nursing management
Endomarketing: ensayo sobre posibilidades de innovación en la gestión en enfermería
Autor: Weirich, Claci Fátima
Munari, Denize Bouttelet
Bezerra, Ana Lúcia Queiroz
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o endomarketing como ferramenta para o enfermeiro no processo de gestão, tendo em vista o contexto atual de mudanças no setor saúde, que exige também o desenvolvimento de habilidades que estão diretamente relacionadas à introdução de novas tecnologias e formas de organização do trabalho. Nossa reflexão deixa alguns pontos importantes a serem analisados por enfermeiros e educadores, na busca de melhores caminhos e alternativas para a formação de enfermeiros com maior satisfação profissional, com competência para gerenciar serviços de saúde. O grande desafio do endomarketing é, portanto, conciliar os objetivos e interesses do público interno com as necessidades e expectativas do público externo da organização.
Abstract: This article is aimed at presenting endomarketing as a tool for nurses in the management process, taking into account the current context of changes in the healthcare sector, which also requires the development of skills that are directly related to the introduction of new technologies and ways of work organization. Our reflection leaves some important points to be analyzed by nurses and educators in the search for better ways and alternatives for educating nurses who will have greater professional satisfaction and competence to manage the healthcare services. The big challenge of endomarketing is, therefore, to combine the aims and interests of the internal public with the needs and expectations of the external public in the organization.
Este artículo tiene como objetivo presentar el endomarketing como una herramienta para el enfermero en el proceso de gestión, tomando en consideración el actual contexto de cambios que existe en el sector de salud, y que además exige el desarrollo de habilidades, las cuales están directamente relacionadas con la introducción de nuevas tecnologías y formas de organización del trabajo. Nuestra reflexión deja algunos puntos importantes para ser analizados por enfermeros y educadores, en la búsqueda de mejores caminos y mejores alternativas para la formación de enfermeros con más satisfacción profesional y con competencia para gerenciar servicios de salud. El gran desafío del endomarketing es, por lo tanto, conciliar los objetivos e intereses del público interno con las necesidades y expectativas del público externo de la organización.
Palavras-chave: Pesquisa em administração de enfermagem
Recursos humanos de enfermagem
Capacidade de gestão
Research on nursing management
Human resources of nursing
Management capability
Investigación en administración de enfermería
Recursos humanos
Capacidad de gestión
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: WEIRICH, Claci Fátima; BEZERRA, Ana Lúcia Queiroz; MUNARI, Denize Bouttlelet. Endomarketing: ensaio sobre possibilidades de inovação na gestão em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 57, n. 6, p. 754-757, nov./dez. 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672004000600026
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672004000600026
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15872
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Claci Fátima Weirich - 2004.pdf32,37 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons