Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15884
Tipo do documento: Artigo
Título: Avaliação dos efeitos depressores centrais do extrato etanólico das folhas de Synadenium umbellatum Pax. e de suas frações em camundongos albinos
Autor: Oliveira, Rodrigo Borges de
Nascimento, Marcus Vinícius Mariano
Valadares, Marize Campos
Paula, José Realino de
Costa, Elson Alves
Cunha, Luiz Carlos da
Resumo: O Synadenium umbellatum Pax. (Euphorbiacea) é uma planta nativa da África tropical conhecida como “cola-nota”, “avelós”, “cancerola”, “milagrosa”, dentre outros. A planta é utilizada pela população brasileira como detentora de propriedades antiinflamatória, analgésica, dentre outras. Foram avaliados os efeitos depressores sobre o sistema nervoso central (SNC) do extrato etanólico das folhas de Synadenium umbellatum (EES) e de suas frações - hexânica (FH), clorofórmica (FC) e metanol/ água (FM). Vários testes foram utilizados em camundongos machos albinos (Mus musculus), dentre eles, o sono induzido por barbitúrico, campo aberto e o teste do rota-rod. O EES foi testado nas doses de 25, 50 e 100 mg/kg, enquanto que a FH foi testada na dose de 10 mg/kg, a FC na dose de 20 mg/kg e a FM na dose de 25 mg/kg. O EES e as frações FH e FC, mas não a FM, apresentaram um possível efeito depressor sobre o SNC, visto que foram capazes de aumentar o tempo parado e diminuir o número de bolos fecais no campo aberto, além de potencializarem o sono induzido por barbitúrico. No teste do rota-rod, observou-se que o EES e as frações não foram capazes de causar incoordenação motora ou relaxamento muscular. Assim, conclui-se que o extrato etanólico e as frações FH e FC do Syandenium umbellatum Pax. possuem possível efeito depressor sobre o SNC.
Palavras-chave: Extrato etanólico
Sistema nervoso central
Synadenium umbellatum
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas - ICB (RG)
Citação: OLIVEIRA, Rodrigo Borges de et al. Avaliação dos efeitos depressores centrais do extrato etanólico das folhas de Synadenium umbellatum Pax. e de suas frações em camundongos albinos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 44, n. 3, p. 485-491, jul./set. 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1516-93322008000300019
Identificador do documento: 10.1590/S1516-93322008000300019
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15884
Data de publicação: Set-2008
Aparece nas coleções:ICB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rodrigo Borges de Oliveira - 2008.pdf182,12 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons