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Tipo do documento: Artigo
Título: Saber popular: sua existência no meio universitário
Título(s) alternativo(s): Popular wisdom: its existence in the university environment
Saber popular: su existencia en el medio universitario
Autor: Barbosa, Maria Alves
Melo, Márcia Borges de
Silveira Júnior, Raul Soares
Brasil, Virginia Visconde
Martins, Cleusa Alves
Bezerra, Ana Lúcia Queiroz
Resumo: Mitos e crendices estão presentes hodiernamente, apesar do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, principalmente na busca por soluções de problemas que fogem ao entendimento humano. Objetivou-se verificar na comunidade universitária a existência de crendices e mitos, investigando suas origens, influências, adoção e credibilidade, correlacionando-os com o nível de conhecimento dos indivíduos. Pesquisa descritivo-analítica desenvolvida em Unidades de Ensino da Área de Saúde da Universidade Federal de Goiás. Seguiu-se a técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. Foram criadas duas categorias: Atitudes Pessoais Relacionadas a Crenças e Influências e Superação das Crenças. Concluiu-se que há colisão entre os saberes popular e científico, gerando a exclusão do saber popular, sua manutenção “velada”, ou mesmo, a aliança dos saberes.
Abstract: Nowadays, myths and superstitions are present in spite of scientific and technological developments, especially when trying to solve problems that escape human understanding. This study was aimed at determining the existence of superstitions and myths in the university community, investigating their origins, influences, adoption and credibility, correlating them with people’s level of knowledge. It is a descriptive/analytical research conducted at Teaching Units in the Area of Health of the Federal University of Goiás. The technique of content analysis was utilized for data analysis. Two categories have been created: Personal Attitudes related to Superstitions and Influences and Destruction of Superstitions. It was found out that there is a clash between popular and scientific knowledge, either leading to the exclusion of popular wisdom, to its ‘veiled’ maintenance, or even to an alliance between the two types of knowledge.
Mitos y creencias están presentes actualmente, a pesar del desarrollo de la ciencia y de la tecnología, principalmente en la búsqueda por soluciones de problemas que escapan al entendimiento humano. El estudio tuvo como objetivo verificar en la comunidad universitaria la existencia de creencias, mitos y otras prácticas populares, investigando sus orígenes, influencias, adopción, credibilidad y correlacionándolos con el nivel de conocimiento de los individuos. La investigación cuya naturaleza es descriptiva-analítica, fue desarrollada en Unidades de Enseñanza del Área de Salud de la Universidad Federal de Goiás. El grupo se constituye de profesores y estudiantes de los cursos del área de salud. Los resultados posibilitaron la creación de dos categorías, la primera, Actitudes personales relacionadas a Creencias, evidenció el poder de las prácticas populares y de las creencias sobre el comportamiento humano y la segunda, Influencias y Superación de las Creencias, permitió la comprensión del contento social y cultural del grupo investigado. Se concluye que existe una colisión entre el saber popular y el científico, generando la exclusión del saber popular, su mantenimiento “oculto”, o también, la alianza de los saberes.
Palavras-chave: Medicina tradicional
História
Cultura
Comparação transcultural
Ciência
Educação
Traditional medicine
History
Culture
Cross-cultural comparison
Science
Education
Medicina tradicional
Comparación transcultural
Educación
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: BARBOSA, Maria Alves et al. Saber popular: sua existência no meio universitário. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 57, n. 6, p. 715-719, nov./dez. 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672004000600017
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672004000600017
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15885
Data de publicação: Dez-2004
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