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Tipo do documento: Artigo
Título: Ações de educação permanente no contexto da estratégia saúde da família
Título(s) alternativo(s): Continuing education in the context of the family health strategy
Acciones de educación permanente en el contexto de la estrategia salud de la familia
Autor: Paulino, Valquiria Coelho Pina
Bezerra, Ana Lúcia Queiroz
Branquinho, Nayla Cecília da Silva Silvestre
Paranaguá, Thatianny Tanferri de Brito
Resumo: A educação permanente, no Brasil, tem sido desenvolvida como uma política de desenvolvimento humano para o Sistema Único de Saúde. Este estudo teve como objetivo verificar o significado e contribuições da educação permanente sob a ótica dos enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivoexploratório, realizado em um dos distritos sanitários de Goiânia-GO, no período de fevereiro e março de 2007, com 12 enfermeiros, através de um questionário que abordava questões sobre o tema e suas contribuições. A partir das respostas foi possível extrair as seguintes categorias: Identificação de falhas e resolução de problemas na organização do trabalho; maior integração entre equipe e comunidade e maior estímulo para a qualificação. Foram identificadas pelos profissionais contribuições na organização e no funcionamento do serviço, além de mudanças na prática quanto à forma de atendimento aos usuários, trabalho em equipe e sua qualificação.
Abstract: In Brazil continuing education has been applied as a human development policy for the Unified Health System. This study aimed to determine the significance and contributions of continuing education in the view of nurses working in the Family Health Strategy. It was an exploratory descriptive study conducted in a health district of Goiânia, Goiás, in February and March 2007, with 12 nurses, using a questionnaire that addressed issues of continuing education and its contributions. From their responses, the following categories could be extracted: trouble shooting and problem solving in work organization; greater integration between team and community; and greater stimulus to gain qualification. The health personnel identified contributions to service organization and operation, and to changes in practices in how users are attended to, in teamwork and in team qualification.
La educación permanente en Brasil, ha sido desarrollada como una política de desenvolvimiento humano para el Sistema Único de Salud. Este estudio tuvo como objetivo verificar el significado y contribuciones de la educación permanente bajo la visión de los enfermeros que trabajan en la Estrategia Salud de la Familia. Se trata de un estudio descriptivo-exploratorio, realizado en uno de los distritos sanitarios de Goiania-GO-Brasil, en febrero y marzo de 2007, con 12 enfermeros, por medio de un cuestionario que enfocaba cuestiones sobre el tema y sus contribuciones. A partir de las respuestas fue posible extraer las categorías siguientes: identificación de fallas y resolución de problemas en la organización del trabajo: mayor integración entre equipo y comunidad y mayor estímulo para la calificación. Fueron identificadas por los profesionales contribuciones en la organización y en el funcionamiento del servicio, allén de cambios en la práctica cuanto al modo de atendimiento a los usuarios, trabajo en equipo y su calificación.
Palavras-chave: Educação continuada
Saúde da família
Educação em saúde
Enfermagem em saúde comunitária
Continuing education
Family health
Health education
Community health nursing
Educación permanente
Salud de la familia
Educación en salud
Enfermería en salud comunitaria
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: PAULINO, Valquiria Coelho Pina et al. Ações de educação permanente no contexto da estratégia saúde da família. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 312-316, jul./set. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15890
Data de publicação: Set-2012
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