Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15941
Tipo do documento: TCC
Título: Inclusão e acessibilidade das bibliotecas da Universidade Federal de Goiás para estudantes com deficiência visual
Autor: Medeiros, Roselene Paula Resende
Primeiro orientador: Ribeiro, Geisa Muller de Campos
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Geisa Muller de Campos
Gomes, Suely Henrique
Resumo: Investigou-se a existência de acessibilidade e inclusão no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia para deficiência visual. Propõe-se analisar a realidade de alunos cegos ou de baixa visão quanto ao alcance às informações especializadas as quais necessitam para a vida acadêmica superior, e também observar o acesso físico disponível nos espaços universitários no que compete ao Sistema de Bibliotecas (SIBI). A abordagem metodológica utilizada para a pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos classifica-se como descritiva-exploratória. Configura-se em pesquisa de campo, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas aplicada ao SIBI, às bibliotecárias responsáveis pelas três unidades localizadas no campus Goiânia e aplicado a alguns alunos cegos total e de baixa visão, matriculados na Universidade; e observação. Os dados apresentam que o núcleo de acessibilidade da universidade é bem atuante com o sistema de bibliotecas quanto a gestão e diretrizes para ações inclusivas. O Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI) é o local que disponibiliza recursos necessários aos alunos com deficiência visual. Identifica-se a presença desses alunos em quantidade significativa no espaço universitário. Pontuam-se as problemáticas de estrutura predial, no entanto dedica e enfatiza as questões informacionais e comunicacional.
Abstract: The research seeks to know the existence of accessibility and inclusion in the System of Libraries of Federal University of Goiás, Goiânia campus, for visual deficiency. It is proposed to analyze the reality of blind or low-vision students the reach of the specialized information they need for the higher academic life, and also to observe the physical access available in university spaces within the scope of the Library System (SIBI). The methodological approach used for the research is qualitative and the objectives are classified as descriptive-exploratory. It is configured in field research, whose data collection instruments used were semi-structured interviews applied to SIBI, to the librarians responsible for the three units located in the Goiânia campus and questionnaire applied to some toal blind and low-vision students regularly enrolled in the University; and observation. The data show that the university's accessibility center is very active with the library system regarding the management and guidelines for inclusive actions. The Information Accessibility Laboratory (LAI) is the place that provides the necessary resources to students with visual deficiency. It identifies the presence of these students with significant amount in the university space. It punctuates the problems of building structure; however, it dedicates and emphasizes informational and communicational issues.
Palavras-chave: Inclusão
Acessibilidade
Biblioteca
Biblioteca universitária
Deficiência visual
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: MEDEIROS, Roselene Paula Resende. Inclusão e acessibilidade das bibliotecas da Universidade Federal de Goiás para estudantes com deficiência visual. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15941
Data de publicação: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Roselene Paula Resende Medeiros - 2017.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.