Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15946
Tipo do documento: TCC
Título: Análise cientométrica em periódicos da ciência da informação sobre marketing em bibliotecas
Autor: Cunha, Tatielle Marques
Primeiro orientador: Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da
Primeiro membro da banca: Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da
Morais, Marizângela Gomes de
Resumo: Este trabalho analisa por meio da cientometria os periódicos brasileiros da Ciência da Informação sobre marketing em bibliotecas nos últimos 10 anos. Aborda como problematização a investigação da produção científica sobre a temática, com o objetivo de identificar as produções científicas publicadas no Brasil em periódicos de Ciência da Informação, identificando as revistas e artigos que publicam sobre o marketing em bibliotecas, assim como retratar quais anos, autores e temas são associados às produções científicas nestes periódicos sobre marketing de bibliotecas e mensurar as produções científicas sobre as temáticas ao decorrer dos últimos 10 anos. Constitui como metodologia um estudo quantitativo, realizado mediante pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, aplicada em bases de dados nacionais utilizando como ferramenta o estudo cientométrico. Os resultados indicam que neste período de tempo estabelecido na pesquisa, apenas 24 artigos foram publicados, destacando apenas uma revista com maior número de publicações, assim como somente duas autoras com maior número de publicações. Conclui-se que há poucas produções em periódicos sobre a temática tratada, desse modo a pesquisa busca contribuir e instigar futuras pesquisas científicas sobre o marketing em bibliotecas.
Abstract: This paper analyzes through Scientometrics, the Brazilian Journals of Information Science on the library marketing during the last 10 years. It brings up a problem, that is the investigation of the scientific production on the subject, with the objective of identifying the scientific productions published in Brazil in periodicals of Information Science, identifying the magazines and articles that publish about marketing in libraries, as well as, to portray which years, authors and themes are associated with the scientific productions in those periodicals on library marketing and to measure the scientific productions on the themes during the last 10 years. As a methodology, a quantitative study was fulfilled through an exploratory, descriptive and bibliographical research, applied in national databases using as a tool the Scientometrics study. The results indicate that in this time period established in the research, only 24 articles were published, highlighting only one journal with the highest number of publications, as well as only two authors with the highest number of publications. It was concluded that there are few productions in journals on the subject treated, so the research seeks to contribute and instigate future scientific research on marketing in libraries.
Palavras-chave: Marketing
Biblioteca
Unidade de informação
Cientometria
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: CUNHA, Tatielle Marques. Análise cientométrica em periódicos da ciência da informação sobre marketing em bibliotecas. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15946
Data de publicação: 1-Nov-2017
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG- Biblioteconomia - Tatielle Marques Cunha - 2017.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.