Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16021
Tipo do documento: TCC
Título: Endomarketing e biblioteca universitária: estudo realizado na seção de referência da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás
Autor: Mendonça, Paulline Ketlen de
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga Araújo
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga
Ferreira Júnior, Arnaldo Alves
Azevedo, Liliane Juvência Azevedo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar estratégias de Endomarketing adequadas para a divulgação dos serviços da Seção de Referência da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O referencial teórico abrange os seguintes temas: Marketing, Endomarketing, Comunicação Organizacional, Estratégias de Endomarketing; Serviço de Referência de. Em termos metodológicos, o campo de pesquisa está delimitado na Seção de Referência da BC/UFG. A partir desta definição foi realizada a pesquisa exploratória baseada em amostra aleatória simples. A pesquisa utiliza como instrumento de coleta, entrevistas não estruturadas realizadas pessoalmente de forma individual pela autora. Os espaços selecionados para a realização das entrevistas foram dois: Biblioteca Central e Restaurante Universitário da UFG, sendo três roteiros para a aplicação das entrevistas, tendo como público alvo: a responsável pela seção dos Serviços de Referência da Biblioteca Central, os Técnicos Administrativos da Biblioteca Central da UFG e 17 estudantes de graduação da UFG escolhidos de forma aleatória. A análise dos dados evidencia que os técnicos administrativos possuem conhecimento e fazem boa avaliação quanto a Seção de Referência e seus serviços; os estudantes demonstram desconhecimento da Seção de Referência mesmo utilizando os serviços fornecidos pela mesma. Diante destas análises indicamos que a Seção de Referencia deve desenvolver estratégias de Marketing objetivando divulgar seus serviços, objetivos e funções ao público externo desconhecedor.
Abstract: The present work aims to verify suitable marketing strategies for the dissemination of the services of the Reference Section of the Central Library (BC) of the Federal University of Goiás (UFG). The theoretical framework covers the following topics: Marketing, Endomarketing, Organizational Communication, Endomarketing Strategies; Reference Service. In terms of the methodology, the field of research is delimited from the Reference Section of the BC / UFG. From this definition we perform exploratory research based on a simple random sample. The research uses as an instrument of collection, unstructured interviews conducted individually by the author. The selected spaces for the interviews were two: Central Library and University Restaurant of the UFG, with three routes for the application of the interviews, having as target audience: the person in charge of the Reference Services section of the Central Library, the Administrative Technicians of the Library UFG Central and 17 undergraduate students from the UFG randomly selected. The analysis of the data shows that the administrative technicians have knowledge and make good evaluation regarding the Reference Section and its services; The students demonstrate ignorance of the Reference Section even using the services provided by it. In view of these analyzes we indicate that the Reference Section should develop Marketing strategies aiming to disseminate its services, objectives and functions to the unknown external public.
Palavras-chave: Marketing
Endomarketing
Comunicação
Serviços de referência
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: MENDONÇA, Paulline Ketlen de. Endomarketing e biblioteca universitária: estudo realizado na seção de referência da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás. 2016. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16021
Data de publicação: 6-Fev-2016
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Paulline ketlen de Mendonça - 2016.pdfTCCG - Biblioteconomia - Paulline Ketlen de Mendonça473,19 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.