Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16059
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino da bioética na graduação do profissional de saúde
Título(s) alternativo(s): Teaching bioethics in undergraduate of health professionals
Autor: Paiva, Letícia Martins
Guilhem, Dirce Bellezi
Sousa, Ana Luiza Lima
Resumo: Modelo do estudo: Revisão sistemática da literatura. Objetivo: Conhecer a produção científica que explora sobre o ensino da Bioética no processo ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde. Metodologia: Estudo exploratório que identificou artigos sobre o ensino da Bioética na graduação do profissional de saúde, publicados no período de 2005 a julho de 2013, publicados nas línguas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram selecionados 38 artigos, com o maior número de publicações em 2009, na área de medicina, com predomínio de artigo original/empírico (50%). A maioria dos artigos encontrados abrangeu o ensino da Bioética na graduação (n = 14; 36,84%). Conclusão: De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, há uma unanimidade entre os autores quanto a importância da introdução da disciplina de Bioética nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em saúde.
Abstract: Study Design: Sistematic Review of literature. Aims: To know the scientific production that explore on the teaching of Bioethics in the teaching learning for health professionals. Methodology: Exploratory study to identify article on the teaching of bioethics in undergraduate health professional, published from 2005 to July 2013, published in Portuguese, English and Spanish languages. Results: 38 articles had been selected, with the biggest publication number in 2009, in the area of medicine, with a predominance of original/empirical articles (50%). The majority of selected articles pointed out the teaching of bioethics for undergraduate courses in the health area (n = 14; 36.84%). Conclusion: In accordance with the results obtained by this research, it was found an agreement between authors related to the importance to introduce the discipline Bioethics in the curriculum matrix for the undergraduate courses on the health area.
Palavras-chave: Bioética
Currículo
Ensino
Instituições acadêmicas
Tomada de decisões
Bioethics
Curriculum
Teaching
Schools
Decision making
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: MARTINS, Leticia M.; GUILHEM, Dirce; SOUSA, Ana Luiza L. O ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 4, p. 357-369, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.11606/issn.2176-7262.v47i4p357-369
Identificador do documento: 10.11606/issn.2176-7262.v47i4p357-369
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16059
Data de publicação: 2014
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Letícia Martins Paiva - 2014.pdf197,6 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons