Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16077
Tipo do documento: TCC
Título: Competência informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás
Autor: Spineli, Camila Teixeira Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Laís Pereira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Laís Pereira de
Reis, Felipe
Resumo: Analisa a competência informacional dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás no ano de 2014, tendo por base a formação recebida. Para tanto, a pesquisa utilizou como parâmetro as fases em comum dos principais modelos de competência informacional. Por meio de uma abordagem qualitativa e também quantitativa, o estudo descritivo teve como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi encaminhado por e-mail para os graduados em Biblioteconomia do ano de 2014, obtendo retorno de 50% do público selecionado. Com esses dados foi possível perceber que cerca de 31% dos egressos da UFG-2014 atuam na área, contra 46% que declararam não estar exercendo nenhuma atividade relacionada a sua área de conhecimento e 23% que afirmaram atuar em outras áreas. Conclui-se, com base nas respostas, que esses profissionais demonstram bom entendimento do conceito de competência, apresentando em um quadro geral, adequada competência informacional. Ainda assim, explicitam-se dificuldades relacionadas à assimilação e entendimento das fontes de informação e sua classificação; à apreensão e expressão das ideias de um texto em palavras próprias; e à avaliação da confiabilidade dos recursos e fontes informacionais.
Abstract: The study analyses the information literacy of library science course graduates from the Universidade Federal de Goiás in 2014, based on the training received. To analyze the competence of professionals evaluated the research used as a parameter in common phases of the main models of information literacy. Through qualitative and quantitative approach, the descriptive study used a questionnaire with open and closed questions, which was sent by email to the graduates of 2014 years of librarianship, obtaining return of 50% of selected public. With these data it was revealed that about 31% of UFG-2014 graduates working in the area, against 46% who reported not practicing any activity related to their area of expertise and 23% said that work in other areas. We conclude, based on the answers that these professionals demonstrate good understanding of the concept of competence, in presenting a general framework, adequate information literacy. Still, they explain to difficulties related to the assimilation and understanding of information sources and their classification; the seizure and expression of ideas of a text in own words; and assessing the reliability of resources and informational sources.
Palavras-chave: Competência informacional
Modelos de competência informacional
Ensino superior
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SPINELI, Camila Teixeira Silva. Competência informacional dos estudantes dos curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16077
Data de publicação: 8-Abr-2016
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Camila Teixeira Silva Spineli - 2016.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.