Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16087
Tipo do documento: TCC
Título: Classificação em unidades de informação escolar: um mapeamento em instituições particulares de nível fundamental de Goiânia
Autor: Alvarenga, Thays Oliveira
Primeiro orientador: Oliveira, Laís Pereira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Laís Pereira de
Oliveira, Ilaydiany Cristina
Resumo: Analisa a classificação em biblioteca escolar, tendo por base os sistemas de classificação adotados e as possíveis adaptações. Aplicado a bibliotecas escolares de instituições particulares de Goiânia, esse estudo teve caráter descritivo e abordagem qualitativa, apresentando dados que demonstram os sistemas e quais são mais utilizados. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas com os profissionais que são responsáveis pela biblioteca e/ou cantinho de leitura com um roteiro de entrevista semiestruturado. Os resultados indicam que classificação em biblioteca escolar no lócus evidenciado acima é feita predominantemente por meio de sistemas alternativos, com apenas duas fazendo-o por meios tradicionais e três sem qualquer tipo de esquema. Conclui-se que a organização dos acervos destinados aos alunos de nível fundamental não é realizada por profissionais adequados para as atividades destinadas à unidade de informação.
Abstract: This study examines scholar library classification, based on the classification system, or its adaptated form. It draws on school libraries into private educational institutions located in Goiânia, we used a descritive and qualitative approach to present data able to demonstrate which are the most used systems in there. The informations was provided by intervews, through a semi structured script, that we applied to  workers responsible for the library and/or the ‘reading corner’. The results show that librarary classification, in the above defined locus, is predominantly made by alternative classification systems, two of them use traditional ones, but three do not use any scheme. We concluded this way that the collection used by elementary school students are not organized by proper professionals, and they are not able to supply the information unity a proper classification.
Palavras-chave: Sistemas de classificação bibliográfica
Biblioteca escolar
Sistemas alternativos de classificação
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: ALVARENGA, Thays Oliveira. Classificação em unidades de informação escolar: um mapeamento em instituições particulares de nível fundamental de Goiânia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16087
Data de publicação: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Biblioteconomia - Thays Oliveira Alvarenga - 2016.pdfTCCG - Biblioteconomia - Thays Oliveira Alvarenga847,49 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.