Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16089
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino da performance musical: uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento dos eventos mentais relacionados às ações e emoções presentes no fazer musical
Autor: Paula, Lucas de
Borges, Maria Helena Jayme
Resumo: Este artigo pretende, a partir dos escritos relativos a psicologia cognitiva de Steven Pinker, apresentados no livro Como a mente funciona, discutir sobre o desenvolvimento dos eventos interiores, ou mentais, relacionados às ações e emoções que regem a execução instrumental. Decorrente do caráter marcadamente interdisciplinar do fazer musical, implicando para sua realização em intensa conexão com outras áreas de conhecimento, é imposto ao professor de instrumento o mister de constantemente estar atualizando seus conhecimentos referentes às áreas afins com a performance instrumental. Desta forma, o docente, como instrutor consciente do caráter multifacetado do fazer musical, necessita estar inteirado dos ensinamentos voltados para os processos psicomotores que regem as atividades humanas.
Abstract: This article intends based on writings about cognitive psychology found in the book How the mind works by Steven Pinker, to argue about the development of the inner events, or mental activities connected to actions and emotions that control the instrumental practise. The interdisciplinar character of making music, implying to its realization in connecting with others knowledge‘s areas, imposes to instrument teacher the duty of to be constantly bringing up to date the knowledge referring to areas interfaced with instrumental performance. In this way, the music teacher as a conscious instructor that making music is linked a lot of others areas must to be informed about the psychosomatics process that control the human activities to apply this knowledge in music performance.
Palavras-chave: Teoria
Performance musical
Atividade mental
Cognição
Performance theory
Mental activity
Cognition
País: Brasil
Instituição: Sonia Ray
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Citação: PAULA, Lucas de; BORGES, Maria Helena Jayme. O ensino da performance musical: uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento dos eventos mentais relacionados às ações e emoções presentes no fazer musical. Música Hodie, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 29-44, jan./jun. 2004.Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/19779/11425>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/mh.v4i1.19779
Identificador do documento: 10.5216/mh.v4i1.19779
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16089
Data de publicação: Jun-2004
Aparece nas coleções:EMAC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lucas de Paula - 2004.pdf132,26 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons