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Tipo do documento: Artigo
Título: Refletindo sobre o desafio da formação do profissional de saúde
Título(s) alternativo(s): Reflecting on the challenge to train health professionals
Transversalidad, currículo de enfermería, formación profesional
Autor: Barbosa, Maria Alves
Brasil, Virgínia Visconde
Sousa, Ana Luiza Lima
Monego, Estelamaris Tronco
Resumo: Essa reflexão busca salientar aspectos relevantes para a formação profissional do enfermeiro, objetivando contribuir com as discussões que emergem das propostas legais que desafiam as instituições formadoras a redirecionar e questionar os marcos referenciais e conceituais de seus currículos, enquanto espaços de construção e circulação de saberes, que possibilitem a transversalidade do conhecimento. Constata-se que por meio da globalização e de uma proposta transversal e interdisciplinar é possível transitar pela multiplicidade das áreas do conhecimento, estabelecendo inúmeras conexões, que ensinem o profissional a pensar o conhecimento como forma de estar no páreo da concorrência do mercado de trabalho.
Abstract: This reflection searches to emphasize relevant aspects in nurse professional training in order to contribute to discussions emerging from legal proposals that challenge educational institutions to redirect and discuss conceptual references of their curricula, while spaces of knowledge construction and circulation that make possible the existence of a transversal knowledge. We can notice that through globalization and a transversal and interdisciplinary proposal, it is possible to cross multiple knowledge areas, establishing numerous connections that might teach professionals to regard knowledge as a way to be fit to compete in the labor market.
Esta reflexión procura destacar 105 aspectos relevantes en Ia formación profesional deI enfermero, a fin de contribuir con Ias discusiones de Ias propuestas legales que desafían a Ias ínstituciones formadores a redireccíonar los marcos referenciales y conceptuales de sus currículos, como espacios de construcción y circulación de los saberes, que posibiliten Ia transversalidad deI conocimíento. Se constata que por medio de Ia globalizacíón y de una propuesta transversal e interdísciplinar es posíble el tránsito por Ia multíplicídad de Ias áreas deI conocimiento, establecíendo innúmeras conexiones que ensenen aI profesional a pensar el conocimíento como forma de ubicarse en Ia competencia deI mercado de trabajo.
Palavras-chave: Transversalidade
Currículo de enfermagem
Formação profissional
Transverseness
Nursing curriculum
Professional training
Transversalidad
Currículo de enfermería
Formación profesional
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: BARBOSA, Maria Alves et al. Refletindo sobre o desafio da formação do profissional de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 56, n. 5, p. 574-576, set./out. 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672003000500022
Identificador do documento: 10.1590/S0034-71672003000500022
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16093
Data de publicação: Out-2003
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