Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16172
Tipo do documento: Artigo
Título: Técnica de higienização simples das mãos: a prática entre acadêmicos da enfermagem
Título(s) alternativo(s): Technique of the simple hands washing: the practical between nursing academics
Técnica de higienización simple de manos: la práctica entre académicos de enfermería
Autor: Tipple, Anaclara Ferreira Veiga
Sá, Aliny Santana de
Mendonça, Katiane Martins
Sousa, Adenícia Custódia Silva e
Santos, Silvana de Lima Vieira dos
Resumo: Estudo realizado com graduandos de enfermagem do último ano/semestre de Instituições de Ensino Superior (IES) em Goiás no período de 2005 e 2006, com objetivo de avaliar a técnica de Higienização das Mãos (HM) descrita por graduandos de enfermagem e identificar a contribuição das IES na formação do aluno sobre HM. Todos os aspectos éticos foram atendidos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário, previamente avaliado, e processados no programa Epiinfo. Participaram do estudo 286 acadêmicos, sendo que 132 do ano de 2005 e 154 de 2006. Apesar de afirmarem ter conhecimento teórico com relação à técnica de HM apresentaram baixo desempenho ao descrevê-la. Os resultados mostram que a abordagem dada pelas IES com relação à técnica de HM, não tem proporcionado sedimentação do conhecimento que resultasse na execução correta da técnica de higienização das mãos.
Abstract: Study that was carried out with the last year/semester of higher education institutions (HEI) in Goiás in the period 2005 to 2006, in order to evaluate the hands washing (HW) the technique as described by the nursing students and identify the contribution of IES in the education of the student on HW. All ethical aspects were observed. Data collection were obtained through the application of a questionnaire, previously evaluated and processed in the Epiinfo. Study participants were conformed by 286 academics, with 132 during 2005 and 154 during 2006. Despite claiming to have known theoretical aspects about the technical performance of HW, it was not enough to describe it. Results show that the approach given by HEI as far as the technique of HW, is concerned, have not provided the knowledge sedimentation that result on correct execution of the hands washing technique.
Estudio realizado con estudiantes de enfermería en el último año/semestre de Instituciones de Educación Superior (IES) en Goiás en el período comprendido entre 2005 y 2006, para evaluar la técnica de lavado de las manos (LM) descrita por los estudiantes de enfermería y determinar la contribución de la IES en la formación del estudiante en LM. Se cautelaron todos los aspectos éticos. Los datos se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario, previamente evaluado y tratados en el Epiinfo. Los participantes del estudio fueron 286 académicos, con 132 del año 2005 y 154 de 2006. A pesar de que afirman haber tenido conocimiento teórico con respecto a las prestaciones técnicas de LM, éste era insuficiente para describirlo. Los resultados muestran que el enfoque dado por el IES en lo que respecta a la técnica de LM, no ha proporcionado la sedimentación de los conocimientos que puedan llevar a la ejecución correcta de la técnica de lavado de manos.
Palavras-chave: Lavagem de mãos
Controle de infecções
Ensino
Cuidados de enfermagem
Hands washing
Control of infections
Teaching
Nursing care
Lavado de manos
Control de infección
Enseñanza
Atención de enfermería
País: Chile
Unidade acadêmica: Faculdade de Enfermagem - FEN (RG)
Citação: TIPPLE, Anaclara Ferreira Veiga et al. Técnica de higienização simples das mãos: a prática entre acadêmicos da enfermagem. Ciencia y Enfermería, Concepcion, v. 16, n. 1, p. 49-58, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16172
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FEN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Anaclara Ferreira Veiga Tipple - 2010.pdf153,33 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons