Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1633
Tipo do documento: Article
Título: A trajetória da comunicação e o ensino do jornalismo
Autor: Brasil, Raquel Mourão
Resumo: Acostumado à uma visão fragmentada da realidade, construída pelas diversas instâncias socializadoras - sobretudo a escola e as mídias - o aluno que chega ao jornalismo, via de regra, não tem claro o papel importante que a informação exerce sobre o ser e estar no mundo. O que a autora pretende é resgatar a trajetória histórica da comunicação, a sua transformação em informação e a industrialização desta enquanto mercadoria pretensamente asséptica, livre da subjetividade de seu autor.
Abstract: Accustomed to a fragmented vision from reality, built by the many socializing instances - especially scholl and media - the student who gets to journalism, usually, has not clear in his mind the important role that information exerts on being in the world. What the author intends is to rescue the historical path of communication, its change into information and its industrialization as merchandise assumptively aseptic, free of the subjectivity of its author.
Palavras-chave: Comunicação e informação
Jornalismo
Comunicação
Jornalistas
Ideologia
Trabalho
Identidade profissional
Instituição: Simone Antoniaci Tuzzo
Citação: BRASIL, R. M. A trajetória da comunicação e o ensino do jornalismo. Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 2, n. 1, p. 28-42, jan./jun. 1999. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/22843/13585>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1633
Data de publicação: 30-Jun-1999
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
22843-96566-1-PB.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.