Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16347
Tipo do documento: Artigo
Título: Trabalho, controle e subordinação: o taylorismo-fordismo como modo de organização da autoridade do capital no século XX
Autor: Santos, Cleito Pereira dos
Resumo: A perspectiva desenvolvida no artigo situa como objeto de estudo o controle, a dominação e a subordinação dentro do contexto histórico-sociológico das transformações do capital e do trabalho. Assim sendo, iniciamos configurando a questão da dominação no trabalho, intensificada na organização taylorista-fordista, e seus impactos sobre o universo da força de trabalho. Taylor, assim como Ford, acreditava na necessidade de sujeitar o trabalhador impondo-lhe uma disciplina, uma hierarquia capaz de açambarcar o conhecimento do operário, transferindo para os mecanismos técnicos, os equipamentos e para a gerência, o máximo das capacidades intelectuais do trabalhador. A conclusão do texto indica que a combinação repressão-convencimento do trabalhador está presente na constituição das formas de gestão do trabalho. As empresas recorrem a procedimentos que garantam o domínio no terreno produtivo e na extração de mais-valor decorrente da absorção da força de trabalho e da redução permanente do “tempo morto”. Para a realização do estudo optamos pelo materialismo histórico-dialético por compreendermos como essencial ao entendimento das contradições capital e trabalho.
Palavras-chave: Capital
Controle
Fordismo
Taylorismo
Trabalho
Subordinação
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: SANTOS, Cleito Pereira dos. Trabalho, controle e subordinação: o taylorismo-fordismo como modo de organização da autoridade do capital no século XX. CSOnline: revista eletrônica de ciências sociais, Juiz de Fora, n. 19, p. 106-120, jan./jun. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16347
Data de publicação: Jun-2015
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cleito Pereira dos Santos - 2015.pdf189,01 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons