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Tipo do documento: Artigo
Título: Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação
Título(s) alternativo(s): Identity dilemmas in the world of services: from invisibility to interaction
Autor: Nunes, Jordão Horta
Resumo: O objetivo do artigo é analisar a construção das formas identitárias no trabalho em serviços. O repertório conceitual remete principalmente à sociologia do trabalho francesa e ao interacionismo simbólico. Uma breve reconstrução das teorias sociológicas da identidade laboral, com ênfase no mundo dos serviços, antecede a análise empírica de duas ocupações: serventes de limpeza e vendedores/as. A metodologia empregada recorre a uma triangulação de fontes, em que dados quantitativos de bases governamentais (Censo, PNAD e RAIS) são articulados com dados qualitativos primários e secundários. No caso de serventes de limpeza a contratação terceirizada afeta negativamente a dinâmica do reconhecimento, embora a depreciação do self remeta mais à construção cultural do “trabalho sujo” e à invisibilidade que caracteriza o trabalho em serviços, sobretudo em atividades que remetem ao trabalho doméstico, como limpeza, manutenção e conservação. Já os/as vendedores enfrentam dilemas relacionados a formas de interagir com o cliente, por sua vez influenciadas por estratégias gerenciais e de marketing, bem como deslocamentos identitários relacionados à crescente relevância da própria prática de consumir como marcador identitário na moderna sociedade de consumidores.
Abstract: The aim of the article is to analyze the construction of identity in services work. The work draws mainly on the French sociology of work and on Symbolic Interactionism. It starts with a brief reconstruction of sociological theories on labor identity, emphasizing the services sector. This is followed by an empirical analysis of two service occupations: cleaning workers and retail sellers. The method was based on triangulation of sources, associating quantitative data from Brazilian government agencies (Demographic Census, PNAD and RAIS) and qualitative primary and secondary data. In the case of cleaning workers, outsourcing contracts have a negative impact on the dynamics of recognition, although the low self-esteem is better related to a cultural construction of “dirty work” and to the invisibility that characterizes these jobs, mainly in activities akin to domestic affairs, like cleaning, repairing and maintaining. The retail sellers, in turn, face dilemmas related to the way of interacting with customers, which are influenced by management and marketing strategies, and also by identity shifts related to the relevance of consumption practices as identity markers in the modern society of consumers.
Palavras-chave: Sociologia do trabalho
Identidade laboral
Interacionismo simbólico
Setor de serviços
Sociology of work
Work identity
Symbolic interactionism
Service sector
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: NUNES, Jordão Horta. Dilemas identitários no mundo dos serviços: da invisibilidade à interação. Sociologias, Porto Alegre, v. 16, n. 35, p. 238-273, jan./abr. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1517-45222014000100009
Identificador do documento: 10.1590/S1517-45222014000100009
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16475
Data de publicação: Abr-2014
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