Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16493
Tipo do documento: Artigo
Título: As vicissitudes do ensino de Ciências Sociais no Brasil: introdução ao dossiê ensino de Ciências Sociais
Título(s) alternativo(s): The Social Science education events in Brazil: introduction to Social Science teaching dossier
Autor: Martins, Lucinéia Scremin
Cigales, Marcelo Pinheiro
Resumo: Esse texto tem como objetivo apresentar os artigos da primeira parte do Dossiê Ensino de Ciências Sociais, número 13, que trazem contribuições para o ensino e a pesquisa das ciências sociais. Refere-se, de maneira introdutória, a respeito do movimento dinâmico e acelerado das transformações na sociedade contemporânea, que vem exigindo reflexões e intervenções sistemáticas e coletivas, dos e nos contextos socioculturais e políticos, nos quais se insere o processo educacional. Apresentam-se os artigos com suas contribuições significativas que, a partir das ciências sociais e para as ciências sociais, problematizam e propõem questões fundamentais sobre os limites e possibilidades do ensino e da pesquisa nas Ciências Sociais.
Abstract: This essay has the goal of presenting the articles from the first part of the Teaching Social Sciences Dossier, number 13, that bring contributions to teaching and research in social sciences. It refers to the dynamic and accelerated movement of the transformations in current society in an introductory fashion, that have demanded collective and systematic reflexion and interventions in the socialcultural and political contexts in which the educational process is inserted. The articles are presented with their significant contributions that, from social sciences and for social sciences, problematize and propose fundamental questions about the limits and possibilities of teaching and researching in social sciences.
Palavras-chave: Ensino de Ciências Sociais
Sociologia
Educação
Teaching Social Sciences
Sociology
Education
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: MARTINS, Lucinéia Scremin; CIGALES, Marcelo Pinheiro. As vicissitudes do ensino de Cências Sociais no Brasil: introdução ao dossiê ensino de Ciências Sociais. Em Debate, Florianópolis, v. 13, p. 2-12, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5007/1980-3532.2015n13p2
Identificador do documento: 10.5007/1980-3532.2015n13p2
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16493
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Lucinéia Scremin Martins - 2015.pdf405,3 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons