Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16501
Tipo do documento: Artigo
Título: Entre contingências e experiências vividas... propostas para pensar um ensino crítico de artes visuais
Autor: Martins, Raimundo
Tourinho, Irene
Resumo: O pensamento crítico tem recebido atenção de professores e investigadores do campo da educação mas, em menor grau, dos professores de artes visuais. Os paradoxos que vivemos – global/local, público/privado, identidade/diferença, conhecimento/sentimento – exigem uma teorização que nos ajude a articular práticas docentes com as questões sociais, políticas e culturais que as constituem. Este trabalho apresenta e discute três propostas críticas para pensar o currículo em artes visuais. Respondendo à necessidade de especular e abrir caminhos epistemológicos que ofereçam possibilidades de engajar professores de arte em práticas críticas, questões como ‘poder’, ‘saber’, ‘identidade’, ‘vida cotidiana’ e ‘afetos’ têm destaque nesta discussão.
Abstract: Critical thinking and teaching have been receiving attention from teachers and researchers in the field of education but, less so, from visual arts teachers. Today’s paradoxes – global/local, private/public, identity/difference, knowledge/feelings - require critical theorization in order to help us articulate teaching practices with the social, political and cultural issues that constitute them. This paper presents and discusses three critical proposals to think the curriculum construction in visual arts. Answering to the necessity to especulate and open epistemological ways that offer possibilities for art teachers to engage with critical practices, issues such as ‘power’, ‘knowledge’, ‘identity’, ‘daily life’ and ‘affects’ are stressed in this discussion.
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Ensino de arte
Currículo
Prática educativa
Experiência vivida
Critical pedagogy
Art teaching
Curriculum
Educational practice
Lived experience
País: Brasil
Instituição: Luis Edegar de Oliveira Costa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Entre contingências e experiências vividas... propostas para pensar um ensino crítico de artes visuais. Visualidades, Goiânia, v. 3, n. 1, jan./jun. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/17934/10698>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/vis.v3i1.17934
Identificador do documento: 10.5216/vis.v3i1.17934
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16501
Data de publicação: Jun-2005
Aparece nas coleções:FAV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Raimundo Martins - 2005.pdf122,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons