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Tipo do documento: Artigo
Título: Um olhar ‘formatado’
Autor: Martins, Raimundo
Pereira, Alexandre
Valença, Kelly Bianca Clifford
Resumo: Na sociedade contemporânea os recursos visuais têm sido potencializados pela sobrecarga de imagens que inundam as várias dimensões da vida humana influenciando comportamentos, induzindo preferências e simulando desejos e expectativas. Este trabalho trata de uma perspectiva educativa para a cultura visual que entende interpretação e compreensão de imagens como processos que refletem repertórios de vida e subjetividades. A educação para cultura visual deve privilegiar a busca pela desnaturalização de modelos hegemônicos, riscar espelhos tortos da “normalidade” e falar sem discriminação de diferenças, identidades e alteridades. Deve, ainda, falar de posições alternativas, empoderadas e des-hierarquizadas de sujeitos e suas representações polifônicas em máxima pluralidade. Este artigo (re) discute efeitos de poder, modos do ver e regimes de saber/ver como discursos que traspassam as imagens e apresentam temporalidades mais democráticas, legitimadas pelos que coabitam nas margens. Finalmente, dialoga com imagens da contemporaneidade tentando dissolver resistências que ainda afirmam a crença na existência de interpretações “corretas” formais e universais sem questionar “quem” estabelece o modo correto de interpretar. Propomos uma educação para a cultura visual que, sobretudo, opere desconstruções e reconstruções nos nossos modos de ver e lidar com imagens na contemporaneidade das salas de aula.
Abstract: In contemporary society, visual resources have been potencialyzed by overwhelming images that invade several dimensions of human life influencing behaviors, inducing preferences and simulating desires and expectations. This paper deals with an educational perspective for visual culture which does not include formulation of norms for ways of looking neither aims to generalize ways of seeing and interpreting. We understand that image interpretation and understanding are processes that reflect life and subjectivities’ repertoires. An education for visual culture should privilege the search for de-naturalization of hegemonic models, scribble mirrors of normality and talk, without discrimination, about differences, identities and alterity. Also, it should speak from alternative positions empowered without subjects’ hierarchies and their polyphonic representations and pluralities. This study re-discusses effects of power, ways of seeing and knowledge/ looking regimes as discourses that trespass images and present more democratic temporalities legitimated by those who co-habit in the margins. Finally, this text dialogues with contemporary images trying to dissolve resistances which still expose beliefs in the existence of correct, formal and universal interpretations without questioning “who” establishes the right way of interpreting. We propose an education for visual culture that operates de-constructions and re-constructions in our ways of seeing and dealing with images in contemporary school rooms.
Palavras-chave: Cultura visual
Educação
Imagem
Visual culture
Education
Images
País: Brasil
Instituição: Rosana Horio Monteiro
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Citação: MARTINS, Raimundo; PEREIRA, Alexandre; VALENÇA, Kelly Bianca Clifford. Um olhar ‘formatado’. Visualidades, Goiânia, v. 6, n. 1/2, jan./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18087/10787>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/vis.v6i1ei2.18087
Identificador do documento: 10.5216/vis.v6i1ei2.18087
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16512
Data de publicação: Dez-2008
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