Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16642
Tipo do documento: Artigo
Título: Análise da publicidade de medicamentos veiculada em Goiás - Brasil
Título(s) alternativo(s): Analysis of medicines advertisements propagated in Goiás - Brazil
Autor: Freitas, Johnathan Santana de
Zampiere, Ana Lúcia Teixeira de Carvalho
Aquino, Aline Teixeira de
Lobo, Lina Monteiro de Castro
Montes, Patrícia Regina
Soares, Arthur
Silva, Érica T. da
A. Neto, João da C.
Araújo, Mariana de Paiva
Tresvenzol, Leonice Manrique Faustino
Prudente, Luciana Resende
Lima, Dione Marçal
Resumo: medicamentos são produtos especiais, cujas peças publicitárias requerem cuidados diferenciados no que tange os aspectos éticos e morais, já que possuem características altamente específicas e seu emprego pressupõe um diagnóstico preciso de uma situação de risco à saúde. Por causa desse risco, os órgãos competentes estabeleceram uma legislação específica (RDC n°102/00), que impõe diretriz legal à publicidade dos medicamentos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a propaganda/publicidade de medicamentos em Goiás a partir da legislação vigente. A captação das peças publicitárias irregulares de medicamentos foi realizada entre novembro de 2004 e setembro de 2005. A análise seguiu o “Roteiro de Verificação de Conformidade das Publicidades e Propagandas de Medicamentos”, constante do Manual de Monitoramento de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (MS, 2005). Os resultados demonstraram que a maioria das propagandas se tratava de medicamentos de venda livre (88,63%), seguidos por medicamentos de venda sob prescrição (8,33%) e medicamentos sujeitos ao controle especial (3,04%). A mídia impressa foi identificada como a principal veiculadora de peças irregulares (81,06%), seguidas por TV (14,40%) e rádio (4,54%). Nas 132 peças foram constatadas diversas não conformidades com a legislação, sendo que a ausência de informações sobre “cuidados e advertências” obteve a maior incidência (119). A partir desses resultados foi possível evidenciar a importância da propaganda e publicidade de medicamentos construída a partir da legislação vigente, assegurando a defesa da saúde da população.
Abstract: Medicines are special products, whose advertisement inserts require different care relating to their ethic and moral aspects, once they have highly specific characteristics and their use is based on a precise diagnosis of a situation that causes risk to health. In this regarding, regulatory agencies established a specific legislation (RDC n° 102/00), set in legal parameters to medicines advertisements. The aim of this work was to evaluate the advertisements of medicines in Goias-Brazil based on the current legislation. The captation of irregular medicine advertisement inserts was performed between November/2004 and September/2005. The analysis followed the guideline “Roteiro de Verificação de Conformidades das Publicidades e Propagandas de Medicamentos”, present in the “Manual de Monitoramento de Propaganda de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária” (MS, 2005). The results showed most of advertisements were related to over the counter medicines (OTC) (88,63%), followed by medicine prescription (8,33%) and controlled prescription (3,04%). The advertisement flyers were identified as the principal responsible for the propagation of irregular inserts (81,06%), followed by TV (14,40%) and radio (4,54%). In the 132 inserts analysed were detected many non-conformities with legislation and the absence of information about cares and warnings was observed in the majority of them. The present work demonstrated the importance of the medicines advertisements build based on the current legislation, assuring the defense of the population´s health.
Palavras-chave: Medicamentos
Publicidade
Intoxicação
País: Brasil
Instituição: Marize Campos Valadares
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia - (FF)
Citação: FREITAS, Johnathan Santana de; ZAMPIERE, Ana Lúcia Teixeira de Carvalho; AQUINO, Aline Teixeira de; LOBO, Lina Monteiro de Castro; MONTES, Patrícia Regina; SOARES, Arthur; SILVA, Érica T. da; A. Neto, João da C.; ARAÚJO, Mariana de Paiva; TRESVENZOL , Leonice Manrique Faustino; PRUDENTE, Luciana Resende; LIMA, Dione Marçal. Análise da publicidade de medicamentos veiculada em Goiás – Brasil. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 80-86, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/REF/article/view/1952/1885>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ref.v2i2.1952
Identificador do documento: 10.5216/ref.v2i2.1952
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16642
Data de publicação: Dez-2005
Aparece nas coleções:FF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Johnathan Santana de Freitas - 2005.pdf64,34 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons