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Tipo do documento: Artigo
Título: The proposal of permanent education in the formation of dentists in STD/HIV/AIDS
Título(s) alternativo(s): A proposta da educação permanente em saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/AIDS
La propuesta de la educación permanente en salud en la formación de cirujanos-dentistas en DST/HIV/SID
Autor: Nunes, Maria de Fátima
Leles, Cláudio Rodrigues
Pereira, Márcio Florentino
Alves, Renata Tolêdo
Resumo: Relata-se a experiência do "Projeto de formação de cirurgiões-dentistas como facilitadores em Educação Permanente em Saúde na área de DST/HIV/Aids", desenvolvido numa parceria do Programa Nacional de DST/Aids, Área Técnica de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, universidades públicas, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O objetivo do projeto foi qualificar cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde nos estados e municípios brasileiros para a atenção integral e humanizada às pessoas vivendo com HIV/Aids. A metodologia de escolha para a formação das equipes de facilitadores foi a Educação Permanente em Saúde por meio de cursos semi- presenciais com enfoque na problematização das realidades locais e profissionais. Buscou-se, assim, construir um processo de educação visando a modificar e a reorientar a prática odontológica hegemônica, fortalecendo os processos de atenção e de gestão e as parcerias, garantindo a sustentabilidade das ações nos estados e municípios.
Abstract: The objective of this work is to report the experience of the “Project for the formation of dentists as facilitators of Permanent Education in Health in the area of STD/HIV/AIDS” developed in partnerships with the National Program of STD/AIDS, the Technical Area of Oral Health of the Ministry of Health, Public Universities and Municipal and State Secretaries of Health. The objective of the program was to capacitate dentists of the public health system in Brazilian states and cities to provide integral and humanized attendance for people living with HIV/AIDS. The methodology of choice for the form of teams of facilitators was Permanent Education in Health through semi- presential courses focusing on the problematization of local and professional realities. Thus, seeking to construct a process of education to modify and reorient the hegemonic dental practice, strengthening the process of attendance and management and the partnerships, guaranteeing the sustainability of the actions in the states and cities.
Se relata la experiencia del "Proyecto de formación de cirujanos-dentistas como facilitadores en educación Permanente en Salud en el área de DST/HIV/Sida", desarrollado en una asociación con el Programa Nacional de DST/Sida, Área Técnica de Salud Bucal del Ministerio de la Salud, universidades públicas, Secretarías Estatales y Municipales de Salud de Brasil. El objeto del proyecto ha sido el de calificar a cirujanos-dentistas de la red pública de salud en los estados y municipios brasileños para la atención integral y humanizada a las personas que viven con HIV/Sida. La metodología escogida para la formación de los equipos de facilitadores ha sido la Educación Permanente en Salud por medio de cursos semi-presenciales enfocados en la problematización de las realidades locales y profesionales. Se buscó así construir un proceso de educación visando modificar y re-orientar la práctica odontológica hegemónica, fortaleciendo los procesos de atención y de gestión y las asociaciones, garantizando el sustentamiento de las acciones en los estados y municipios.
Palavras-chave: HIV
Education public health professional
Acquired Immunodeficiency Syndrome
Dentistry
Needs assessment
HIV
Educação profissional em saúde pública
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Odontologia
Determinação de necessidades de cuidados de saúde
HIV
Educación em salud pública profesional
Sindrome de Inmunodeficiencia Adquirida
Odontologia
Evaluación de necesidades
Determinação de necessidades de cuidados de saúde
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Odontologia - FO (RG)
Citação: NUNES, Maria de Fátima et al. The proposal of permanent education in the formation of dentists in STD/HIV/AIDS. Interface: comunicação, saúde e educação, Botucatu, v. 12, n. 25, p. 413-420, abr./jun. 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1414-32832008000200015
Identificador do documento: 10.1590/S1414-32832008000200015
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16790
Data de publicação: Jun-2008
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