Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16834
Tipo do documento: Artigo
Título: A survey of complete denture teaching in brazilian dental schools
Autor: Souza, Raphael Freitas de
Leles, Cláudio Rodrigues
Compagnoni, Marco Antonio
Resumo: Os princípios educacionais, relacionados aos procedimentos clínicos e técnicos ensinados aos alunos de graduação em odontologia, têm um papel importante no desenvolvimento profissional dos futuros clínicos e na qualidade dos serviços prestados a seus pacientes. O presente estudo relata um le- vantamento do ensino de prótese total, para graduação, em faculdades de odontologia brasileiras. Um questionário abran- gente, contendo perguntas relacionadas a materiais e técni- cas usados durante a confecção de próteses totais, métodos pedagógicos e condições de trabalho, foi enviado para 84 fa- culdades e 59 das mesmas (70%) providenciaram as respos- tas. Os resultados mostraram um padrão relativamente uni- forme relacionado aos diversos estágios clínicos e técnicos do tratamento por próteses totais que há diferenças relativas às condições de trabalho providas pelas faculdades brasilei- ras. Alguma variação nos procedimentos lecionados se deu principalmente por causa da disponibilidade e custo dos ma- teriais ou meramente por preferências pessoais. Uma discus- são ampla entre professores, a respeito do ensino de prótese total, é necessária para melhorar condições educacionais da graduação.
Abstract: Educational principles related to clinical and technical pro- cedures taught to undergraduate students of dentistry play an important role in the professional development of future clinicians and in the quality of service given to their pati- ents. The present study reports a survey of undergraduate Complete Denture teaching in Brazilian Dental Schools. A comprehensive survey questionnaire containing objective questions related to materials and techniques used in com- plete denture construction, pedagogic methods and working conditions, was sent to 84 dental schools and 59 of them(70%) provided the answers. The results showed relatively uniform pattern regarding the several clinical and technical stages of complete denture treatment and there are remarkable diffe- rences concerning working conditions provided by Brazilian dental schools. Some variation in the taught procedures were mainly due to the readiness and cost of the material or mere- ly personal preferences. An extensive discussion among tea- chers regarding complete denture teaching is needed in or- der to improve educational conditions in undergraduate level.
Palavras-chave: Complete denture
Teaching
Dental schools
Prosthodontics
Prótese total
Prostodontia
Faculdades de odontologia
Ensino
País: Brasil
Unidade acadêmica: Faculdade de Odontologia - FO (RG)
Citação: SOUZA, Raphael F.; LELES, Cláudio R.; COMPAGNONI, Marco A. A survey of complete denture teaching in brazilian dental schools. Ciência Odontologica Brasileira, São José dos Campos, v. 5, n. 1, p. 5-11, Jan./Abr. 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16834
Data de publicação: Abr-2002
Aparece nas coleções:FM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Raphael Freitas de Souza - 2002.pdf79,65 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons