Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16842
Tipo do documento: Artigo
Título: Possibilidades metodológicas na pesquisa em educação matemática: o experimento didático
Título(s) alternativo(s): Mathematics education: the teaching experiment
Autor: Moura, Manoel Oriosvaldo de
Cedro, Wellington Lima
Resumo: Este trabalho apresenta um dos possíveis caminhos metodológicos para a pesquisa que tem como principal foco investigativo o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula de matemática: o experimento didático. Partindo, então, de um relato de uma investigação sobre o ensino da álgebra para crianças da educação básica, definiremos e caracterizaremos esta proposta metodológica. Além disso, abordaremos as principais contribuições e as dificuldades que permeiam uma atividade investigativa desenvolvida sobre as bases teóricas do experimento didático.
Abstract: This article presents one of the possible methodological ways for the investigation that has as main research center the process of education and learning in the mathematical classroom: the teaching experiment. Starting off as a report of an investigation on the teaching of algebra for children of primary level, we will define and characterize this methodological proposal. In addition, we will discuss the main contributions and the difficulties that appear in a developed research activity on the theoretical bases of the teaching experiment.
Palavras-chave: Experimento didático
Pesquisa na sala de aula
Metodologias de pesquisa
Ensino de álgebra
Atividades de ensino
Teaching experiment
Classroom research
Research methodologies
Teaching algebra
Teaching activities
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: MOURA, Manoel Oriosvaldo de; CEDRO, Wellington Lima. Possibilidades metodológicas na pesquisa em educação matemática: o experimento didático. Educativa, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 25-38, jan./jun. 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.18224/educ.v15i1.2439
Identificador do documento: 10.18224/educ.v15i1.2439
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16842
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Manoel Oriosvaldo de Moura - 2012.pdf227,09 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons