Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16843
Tipo do documento: Artigo
Título: Professores de matemática em atividade de ensino de álgebra: apropriações da teoria histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Mathematics teachers in teaching algebra activities: appropriations of the historical-cultural theory
Profesores de las matemáticas en actividad de enseñanza del álgebra: apropiaciones de la teoría histórico-cultural
Autor: Lemes, Núbia Cristina dos Santos
Cedro, Wellington Lima
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar as evidências das apropriações de um grupo de professores de Matemática que, inconformados com a situação do ensino da álgebra, participaram de um curso de formação que os colocou em atividade de ensino. Neste curso, os professores tiveram contato com a teoria histórico-cultural e com as atividades orientadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um experimento didático desenvolvido com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica. Os principais resultados desta pesquisa indicam a importância de ações de formação que permitam que os professores possam inserir-se em um movimento de produção de sentidos ao aprenderem e ensinarem álgebra numa proposta que entende o conhecimento matemático como um produto histórico-cultural.
Abstract: This article aims to present the evidence of the appropriations of a group of mathematics teachers who, discontent with the situation of teaching algebra, participated in a training course. In this course, teachers had contact with the cultural-historical theory and guiding activities. This is a qualitative study which used a teaching experiment carried out with a group of mathematics teachers in Basic Education. The main results of this research indicate the importance of training activities that enable teachers to put up a movement of meaning production to learn and teach algebra in a proposal that understands mathematical knowledge as a historical and cultural product.
Este artículo tiene como objetivo presentar la evidencia de las apropiaciones de un grupo de profesores de matemáticas que, molestos con la situación de la enseñanza del álgebra, participaron en un curso de formación. En este curso, los profesores tuvieron contacto con la teoría histórico-cultural y actividades orientadoras. Se trata de un estudio cualitativo que utilizó un experimento didáctico llevado a cabo con un grupo de profesores de matemáticas de Educación Básica. Los principales resultados de esta investigación indican la importancia de las actividades de capacitación que permitan a los profesores se insertaren en un movimiento de producción de significado para el aprender y enseñar álgebra en una propuesta que entiende el conocimiento matemático como un producto histórico y cultural.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de álgebra
Teoria histórico-cultural
Teacher education
Teaching algebra
Historical-cultural theory
Formación del profesorado
Enseñanza del algebra
Teoría histórico-cultural
País: Portugal
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: LEMES, Núbia Cristina dos Santos; CEDRO, Wellington Lima. Professores de matemática em atividade de ensino de álgebra: apropriações da teoria histórico-cultural. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 28, n. 2, p. 133-154, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16843
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Núbia Cristina dos Santos Lemes - 2015.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons