Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16850
Tipo do documento: Artigo
Título: Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): A historical-cultural approach to algebra teaching: the mathematics club as a learning space
Autor: Cedro, Wellington Lima
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Resumo: É irrefutável o papel essencial do ensino da álgebra para o desenvolvimento das crianças. Com base nesta constatação, este trabalho discute a aprendizagem algébrica em um espaço de aprendizagem: o Clube de Matemática. Tendo como pressupostos a abordagem histórico-cultural e a Teoria da Atividade, os espaços de aprendizagem são entendidos, aqui, como lugar da realização da aprendizagem dos sujeitos orientados pela ação intencional de quem ensina. Os resultados deste trabalho indicam, por meio de um experimento didático desenvolvido com crianças do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que espaços como o Clube de Matemática constituem-se em lugares capazes de propiciar uma atividade de aprendizagem significativa dos conhecimentos matemáticos.
Abstract: The essential paper of algebra teaching in the children’s development is irrefutable. In line with that, this work discusses the algebraic learning in a learning space: the Mathematics Club. From the historicalcultural approach and the Activity Theory, the learning spaces are understood, as a place where individuals accomplish specific learning goals guided by intentional action for who teaches. A major finding of this study is that spaces such as the Mathematics Club are places capable to propitiate a significant learning activity in the field of mathematical knowledge. This work results of a didactic experiment with children at the “Application School” from College of Education at Universidade de São Paulo, Brazil.
Palavras-chave: Clube de matemática
Ensino e aprendizagem de álgebra
Espaços de aprendizagem
Perspectiva histórico-cultural
Atividades de ensino
The mathematics club
Teaching and learning algebra
Learning spaces
Historical-cultural approach
Teaching activities
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Matemática e Estatística - IME (RG)
Citação: CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 27, p. 37-56, jan./jun. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16850
Data de publicação: Jun-2007
Aparece nas coleções:IME - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Wellington Lima Cedro - 2007.pdf489,76 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons