Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16860
Tipo do documento: Artigo
Título: Concepções e funções avaliativas em anatomia humana
Título(s) alternativo(s): Concepts and evaluative functions in Human anatomy
Autor: Mata, Fabiana Ribeiro da
Mata, João Roberto da
Souza, Márcio Christian Rodrigues
Santos, Sara Dayane
Resumo: Este estudo teve como propósito identificar e analisar as concepções e funções avaliativas na visão dos professores e alunos, da disciplina de anatomia humana, do primeiro ano do curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Foi realizada a revisão da literatura sobre as concepções e práticas avaliativas no processo ensinoaprendizagem, seguido do levantamento de dados sobre o ponto de vista de professores e alunos, no intuito de compreender melhor as dificuldades que professores e alunos enfrentam durante o processo avaliativo na disciplina de anatomia humana. Constatou-se a forte presença da concepção tradicional de avaliação, onde a prova é o principal instrumento avaliativo, e tem como finalidade medir conhecimentos e determinar a aprovação. Foi constatada a necessidade de repensar alguns aspectos da avaliação, para que ela possa efetivamente estar a serviço da aprendizagem na disciplina de anatomia humana e contribuir para a formação e qualificação dos futuros cirurgiões dentistas.
Abstract: This study had as an objective to identify and analyse the concepts and evaluative functions in the view of professors and students of the human anatomy course of the first year Dentistry class of the Federal University of Goias. A review of the literature was performed regarding the concepts and evaluation practices in the teaching and learning process, followed by obtaining data on the point of view of professors and students, with the intent to better understanding the challenges faced by professors and students during the evaluation process in the discipline of human anatomy. It was observed that there is a strong presence of a traditional evaluative concept, whereby the exam is still the principal evaluation instrument, and has as a final objective to measure knowledge and determine a passing grade. It was observed also that there is a need for rethinking some aspects of the evaluation process, so that learning in the discipline of human anatomy can be effectively served, as well as to best contribute to the formation and qualification of future dentistry surgeons.
Palavras-chave: Educação superior
Anatomia
Odontologia
Education higher
Anatomy
Dentistry
País: Brasil
Instituição: Ricardo Menegatti
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia - (FF)
Citação: MATA, Fabiana Ribeiro da; MATA, João Roberto da; SOUZA, Márcio Christian Rodrigues; SANTOS, Sara Dayane. Concepções e funções avaliativas em anatomia humana. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 25-326, abr./jun. 2009. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/REF/article/view/6547/4806>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ref.v6i2.6547
Identificador do documento: 10.5216/ref.v6i2.6547
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16860
Data de publicação: Jun-2009
Aparece nas coleções:FF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Fabiana Ribeiro da Mata - 2009.pdf109,17 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons