Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16878
Tipo do documento: Artigo
Título: O emergir da perspectiva de ensino por pesquisa de núcleos integrados no contexto da implementação de uma proposta CTSA no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The emergence of the teaching for research perspective in integrated centers in the context of the implementation of a STSE proposal in high school
Autor: Ribeiro, Thiago Vasconcelos
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Resumo: O presente artigo analisa uma proposta de Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto da Educação Básica. As atividades dessa proposta foram desenvolvidas junto a alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia. Estas atividades buscaram articular os elementos da perspectiva de Ensino por Pesquisa. Assim, os alunos realizaram um estudo sobre aparelhos tecnológicos na abordagem CTSA. As categorias de análise construídas sinalizaram: momentos de aprendizagens relevantes, a articulação de elementos de motivação e mobilização, a construção de ambientes democráticos de participação e decisão, além do estabelecimento de momentos de discussão, nos quais alunos tiveram a oportunidade de debater e argumentar sobre diversas problemáticas presentes em seus cotidianos. As categorias de análise permitiram, ainda, repensar os elementos do referencial teórico empregado, o que resultou em um quadro teórico distinto do adotado inicialmente, que aqui é denominado Ensino por Pesquisa de Núcleos Integrados.
Abstract: This paper analyzes a proposal for Scientific and Technological Literacy in the context of basic education. The activities of this proposal were developed among second year students of a public High School in Goiânia, Brazil. These activities sought to articulate the elements from the perspective of Teaching Trough Research. Thus, the students conducted a study about technological devices guided by a STSE approach. The categories of analysis signaled moments of relevant learning, the articulation of elements of motivation and mobilization, the build of democratic environments of participation and decision, in addition to establishing moments of discussion, in which students had the opportunity to debate and argue over various problems present in their daily lives. The categories of analysis also allowed rethink the elements of the theoretical referential employed, which resulted in a distinct theoretical framework from the adopted initially, which is here called Teaching for Research in Integrated Centers.
Palavras-chave: Ciência
Tecnologia
Sociedade
Ambiente
CTSA
Ensino por pesquisa
Ensino médio
Alfabetização científica e tecnológica
Science
Technology
Society
Environment
STSE
Teaching through research
Secondary education
Scientific and technological literacy
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Física - IF (RG)
Citação: RIBEIRO, Thiago Vasconcelos; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. O emergir da perspectiva de ensino por pesquisa de núcleos integrados no contexto da implementação de uma proposta CTSA no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 1-29, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/1516-731320150010002
Identificador do documento: 10.1590/1516-731320150010002
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16878
Data de publicação: 2015
Aparece nas coleções:IF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Thiago Vasconcelos Ribeiro - 2015.pdf563,63 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons