Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16886
Tipo do documento: Artigo
Título: A reativação do laboratório de ciências como estratégia didático-pedagógica: o caso da valorização dos alunos da turma da 1ª. série F do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The science laboratory reactivation as a didactic-pedagogical strategy: the case of valuing high-school students in 1st. grade F class
Autor: Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Resumo: O presente trabalho apresenta a experiência de um professor de Física que lecionou a disciplina de Química, numa escola central, na busca pelo resgate e valorização da turma da 1ª. Série F do Ensino Médio, formada, em sua grande maioria, por alunos oriundos de bairros periféricos de uma cidade do interior paulista. A reativação do Laboratório de Ciências daquela escola, pertencente à Rede Pública, foi empregada como estratégia didático-pedagógica tanto para a socialização dos alunos quanto para favorecer suas aprendizagens na disciplina de Química. Tais estratégias culminaram em uma relevante motivação da referida turma de 1ª. Série F e uma mudança de postura da comunidade escolar em relação aos alunos e ao professor.
Abstract: This work presents the experience of a physics teacher who taught the discipline of Chemistry, at a central school, on his search for rescuing and valuing High-School 1st. Grade F class, mostly formed by students from outlying neighborhoods of an inner city of São Paulo. The reactivation of the Science Laboratory of that school, belonging to public network, was treated as a didactic13 pedagogical strategy, either for students’ socialization or to encourage their learning of the chemistry discipline. Such strategy culminated with a relevant motivation of the referred 1st. Grade F class and with a change of attitude of the school community, in relation to both students and the teacher.
Palavras-chave: Valorização de alunos
Laboratório de ciências
Autonomia docente
Ensino de química
Students valuing
Science laboratory
Teacher autonomy
Chemistry teaching
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Física - IF (RG)
Citação: GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi. A reativação do laboratório de ciências como estratégia didático-pedagógica: o caso da valorização dos alunos da turma da 1ª. série F do ensino médio. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1-14, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16886
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:IF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Luiz Gonzaga Roversi Genovese - 2011.pdf226 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons