Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16896
Tipo do documento: Artigo
Título: Medicamento na mídia brasileira
Título(s) alternativo(s): Medicine in the brazilian media
Medicamento en los medios de comunicación brasileños
Autor: Cavalcante, Isadora de Sousa
Moraes, Priscila Cássia Santos de
Souza Neto, Amador José de
Provin, Mércia Pandolfo
Lima, Dione Marçal
Resumo: O uso de medicamentos está sujeito à influência da mídia, que muitas vezes não publica informação imparcial sobre os medicamentos. O objetivo desse trabalho foi analisar o conteúdo de reportagens sobre medicamentos divulgadas em cinco revistas e em um portal eletrônico destinados ao público em geral, no período de abril de 2012 a agosto de 2012. Foram analisados textos jornalísticos publicados como notícias, manchetes e editoriais cujo foco fora o medicamento e/ou a doença e seu tratamento farmacológico. Foram coletados 69 textos jornalísticos, dos quais, 36,6% eram voltadas para os medicamentos ainda em fase de estudo. O grupo farmacológico mais citado foi o das vacinas. Medicamentos que necessitam de prescrição médica estavam em 42,02% das reportagens . A maioria do material coletado (72,46%) abordou apenas os benefícios dos medicamentos. O nome comercial do medicamento foi citado em 34,78% das reportagens. Conclusões: Foi dada mais atenção aos medicamentos em estudo e novos usos para fármacos que já estão no mercado. A maioria das reportagens abordaram os benefícios dos medicamentos sem citar seus possíveis efeitos colaterais e reações adversas. Foi encontrada linguagem publicitária em muitas reportagens.
Abstract: The use of drugs is subject to the influence of the media, which often does not publish impartial information about drugs. The aim of this study was analyze the content of reports about drugs spread in five magazines and an electronic portal for the general public, from April 2012 to August 2012. Were analyzed newspaper articles published as news, headlines and editorials that had as focus, the drug and / or the disease and its pharmacological treatment. Were collected 69 reports, which 36.6% were directed to the drugs still under study. The pharmacological group most often cited in the reports was the vaccines. Drugs that require a prescription were subject in 42,02% of the reports. Most of the material collected (72.46%) broached only on the benefits of the drugs. The trade name of the drug was cited in 34.78% of the reports. Conclusions: It was given more attention to medications in study and new uses for drugs already on the market. Most reports have addressed the benefits of drugs without citing its possible side effects and adverse reactions. Advertising language was found in many reports.
El uso de medicamentos está sujeto a la influencia de los medios de comunicación, que muchas veces no publica información objetiva sobre los medicamentos. El objetivo de este estudio fue analizar el contenido de las reportajes sobre los medicamentos divulgadas en cinco revistas y un portal electrónico para el público en general, a partir de abril 2012 a agosto 2012. Fue analizado los textos publicados como noticias, titulares y editoriales cuyo foco debía estar sobre el fármaco y / o enfermedad y su tratamiento farmacológico.Se obtuvieron 69 artículos, de los cuales 36,6% fueron dirigidos a los fármacos en estudio. El grupo farmacológico más citado fue las vacunas. Los medicamentos que requieren receta médica estuvieron en 42,02% de las reportajes. La mayor parte del material colectado (72,46%) se abordó únicamente sobre los beneficios de los medicamentos. El nombre comercial de lo medicamento fue citado en 34,78% de los informes. Conclusiones: fue dado más atención a los medicamentos en estudio y nuevos usos de fármacos ya comercializados. La mayoría de los informes se han abordado los beneficios de los medicamentos sin citar sus posibles efectos secundarios y reacciones adversas. El lenguaje publicitario se encuentra en muchos informes.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Preparações farmacêuticas
Uso de medicamentos
Mass media
Pharmaceutical preparations
Drug utilization
Medios de comunicación de masas
Preparaciones farmacéuticas
Utilización de medicamentos
País: Brasil
Instituição: Flávio Marques Lopes
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia - (FF)
Citação: CAVALCANTE, Isadora de Sousa; MORAES, Priscila Cássia Santos de; SOUZA NETO, Amador José de; PROVIN, Mércia Pandolfo; LIMA, Dione Marçal. Medicamento na mídia brasileira. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 21-34, jan./mar. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/REF/article/view/27467/16271>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ref.v11i1.27467
Identificador do documento: 10.5216/ref.v11i1.27467
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/16896
Data de publicação: Mar-2014
Aparece nas coleções:FF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Isadora de Sousa Cavalcante - 2014.pdf390,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons